Casas, ruas, bairros e cidades que acabaram servindo de cenário para grandes obras do cinema inevitavelmente acabam se tornando uma espécie de “ponto turístico” local, onde as pessoas querem visitar e fazer fotos e filmagens no local.
Foi o que aconteceu em locais como por exemplo a escadaria localizada no Bronx que aparece em Coringa, de 2019, ou como a cidadezinha de Forks, da franquia Crepúsculo, que inclusive faz um festival e outras atrações inspiradas na saga, que recebem diversos visitantes curiosos.
Mas essa situação nem sempre é agradável para todos. Principalmente quando as locações utilizadas são residências privadas de pessoas que não querem a exposição, mas mesmo assim, recebem visitas constantes, que chegam a atrapalhar o dia a dia dos moradores do local.
Dois locais muito famosos que já passaram por problemas muito parecidos são os de produções como a franquia Harry Potter e do seriado Todo Mundo Odeia o Chris, os quais tiveram desfechos distintos. Entenda:
Rua dos Alfeneiros, nº 4, de Harry Potter
Diversos fãs da franquia do bruxo mais famoso dos cinemas, inspirado nos livros de J.K. Rowling e que conta filmes estrelados por Daniel Radcliffe desembarcam em Bracknell, no condado de Berkshire, atrás do endereço da casa da família Dursley, os tios do protagonista.
O problema é que não só os moradores não só não estão nada satisfeitos com o assédio dos fãs, como já alertaram que muitos já passaram do ponto, chegando a quase invadir a casa. “Uma vez alguém tentou escalar a cerca. Foi quando nós pensamos: ‘Meu Deus, não faça isso!'”, relembram os donos em entrevista ao The Sun.
Em 2016, o imóvel foi brevemente colocado à venda por 475 mil libras, mas foi removido pelos proprietários após atingir valores exorbitantes pelo interesse gerado. Para evitar mais dores de cabeça para os donos da casa, existem alternativas como os sets de filmagem disponíveis no Warner Bros Studio Tour em Leavesden para visitação.
Decatur Street, 619, de Todo Mundo Odeia o Chris
Apesar de o programa ter sido gravado em um estúdio da Califórnia, a realidade que o inspirou acontecia na rua Decatur Street, 619, no bairro Bed-Stuy (abreviação de Bedford-Stuyvesant) em Nova York. No endereço, residem Phillip Rayford e a esposa, que contaram ter comprado a casa da família Rock há mais de 20 anos e moram lá desde então.
Tendo em vista a popularidade da série, logicamente muitos fãs acabam indo ao local para fazer fotos e vídeos na fachada. Porém, os donos não relataram invasões, mas sempre lembram aos visitantes para não pularem o cercado do local.
Também é preciso lembrar de evitar o incômodo na vizinhança. Afinal, o local é um bairro residencial, e o barulho de qualquer alvoroço pode incomodar não só os moradores da casa da série em si, como também os vizinhos. E com visitas constantes, é preciso estar atento.