Comandado por Pedro Bial, “Linha Direta” desta quinta-feira (22) irá abordar vários crimes motivados pela disseminação de notícias falsas que causaram danos graves, como linchamentos, que foram noticiados nos últimos anos.
O primeiro caso será o de Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, que foi linchada no Guarujá, litoral Sul de São Paulo, em 2014. Na época, o caso teve grande repercussão na mídia, pois Fabiane foi agredida e arrastada pelas ruas da comunidade onde morava depois de ter sido confundida com uma suposta sequestradora de crianças.
O motivo do linchamento foi por conta de notícias falsas sobre a suposta sequestradora, o que acarretou a morte de Fabiane, deixando duas filhas pequenas.
Caso de Fabiane “inspirou” a novela Travessia
A novela “Travessia” foi ao ar no horário nobre das nove e contou a história de Brisa, protagonista da história, que sofreu com casos de fake news. Apesar do caso real de Fabiane ter ocorrido em 2014, a autora da dramaturgia Gloria Perez quis abordar o assunto para alertar sobre deep fake – um grau mais sofisticado de montagem de notícias falsas – feito com ajuda de inteligência artificial.
Vale destacar que, durante a novela, outros crimes cibernéticos também foram abordados para conscientizar a população.
Outros casos no Linha Direta
O segundo caso abordado no programa será o de Geovane Gregório dos Santos, um jovem de 26 anos que foi brutalmente assassinado depois de ter sido considerado suspeito de ter praticado um assalto, em Maceió, Alagoas. Por ter sido confundido com um assaltante, ele foi espancado até ficar desacordado. A vítima deixou dois filhos pequenos.