Nesta quarta-feira (21), estreia às 22h (horário de Brasília), na HBO e na HBO Max, o documentário “The Stroll – As Trabalhadoras da Rua 14”, dirigido por Kristen Lovell e Zackary Drucker (The Lady and The Dale, HBO).
Este é o primeiro trabalho da diretora Lovell, trazendo sua história e a realidade de muitas outras mulheres trans. Na década de 1990, Lovell se mudou para Nova York e iniciou sua transição e, por isso, foi demitida da empresa. Sem muitas opções de como ganhar dinheiro, assim como outras mulheres trans negras na época, começou o trabalho sexual em uma área conhecida como ‘The Stroll’, no Meatpacking District de Baixa Manhattan.
Lá, as mulheres trans se reuniam e tentavam se proteger do assédio e da violência.
Mais detalhes e The Stroll
Com uma narrativa intimista, Lovell reuniu suas irmãs para contar essa história, trazendo suas experiências em formato de entrevistas, em meio ao cenário de Nova York dos anos 1970 aos 2000. Com relatos surpreendentes, o documentário é um filme sobre trans e como suas vidas foram afetadas quando o prefeito da cidade, Rudolph Giuliani, promulgou iniciativas de “qualidade de vida” que aumentaram a vigilância policial na cidade e expulsaram as profissionais do sexo da vizinhança.
Assim, Kristen e suas irmãs lutaram e tornaram-se ativistas da causa, derrubando a legislação chamada “Walking While Trans” (“Andando Enquanto Trans”), que permitia o perfilamento policial e o assédio de pessoas trans por décadas.
Com produção da HBO Documentary Films, o documentário também foi produzido por Matt Wolf e contou com os executivos Carlos King e Scott Shatsky. A produção também foi assinada por Nancy Abraham, Lisa Heller e Sara Rodriguez.