Ator e mestre faixa preta sétimo grau em aikido, o ator americano, conhecido por filmes como Difícil de Matar e Fúria Mortal, Steven Seagal, sempre foi conhecido por suas habilidades com artes marciais, chegando inclusive a treinar Anderson Silva, multicampeão do UFC.
Atualmente aos 71 anos, Seagal obteve a nacionalidade russa em meados de 2016 e se tornou instrutor de artes marciais da Federação Russa em 2018, treinando os soldados russos em aikido, com reconhecimento do próprio presidente russo Vladimir Putin.
Em uma antiga entrevista ao programa The Voice, em determinado momento, o repórter Michael Schiavello pergunta ao astro de ação sobre quais atores ele considerava “durões”, e Seagal não hesitou em ironizar nomes como Michael Jai White e Jean-Claude Van Damme. Assista:
Seagal também ironizou Van Damme em uma entrevista cedida a Nicki Swift por meio de Brent Furdyk. Na ocasião, o astro alegou que o ator belga teria medo dele. “Posso rir da sua cara? […] Se ele me ver, ele vai correr”, respondeu Steven Seagal. Mas a realidade é bem diferente.
Segundo Sylvester Stallone, em entrevista à revista FHM, Seagal fugiu de Van Damme durante uma festa em sua casa em 1997. Vale lembrar que a rivalidade dos atores teve início em 1990, quando Seagal questionou as habilidades nas artes marciais do astro, dizendo ser “uma questão de opinião” em entrevista ao programa The Arsenio Hall Show.
“Seagal inventou umas desculpas e foi embora. Mas Van Damme, que estava irado, foi atrás dele em uma boate e o desafiou novamente”, revelou Stallone. “Seagal de novo deu uma de Houdini. Jean-Claude Van Damme era forte demais e Seagal não queria lutar com ele”, concluiu.
Anos depois, Van Damme demonstrou que não pretendia mais seguir com a famosa rixa e deixou as declarações de Seagal de lado. Durante a turnê promocional de Os Mercenários 3, o ator belga elogiou Seagal, dizendo que gostaria de vê-lo na franquia também, mas que ele precisaria emagrecer.
Uma figura problemática: mais sobre Steven Seagal
Com o tempo, Steven Seagal começou a perder seu posto como astro de filmes de ação “brucutu”, e passou a ser reconhecido como uma personalidade controversa e problemática.
Diversos escândalos envolvendo o nome do astro de filmes de ação que vão desde mau comportamento com colegas de elenco, chegando a agredir gravemente alguns deles a abuso sexual, contribuíram para a construção desta imagem.
Muitos ex-colegas de elenco e membros da equipe apresentaram histórias do comportamento abusivo e intimidador de Seagal, pintando uma imagem perturbadora de um ator que não é o herói que interpreta nas telas. Desde então, o astro apareceu cada vez menos nos cinemas, e vem se dedicado a seu trabalho como instrutor de aikido da Federação Russa.