O Metallica, além de ser uma das bandas de metal pesado mais famosas de todos os tempos, é conhecida por seus shows icônicos, que já passaram por praticamente todos os lugares do mundo e tornaram-se cada vez maiores através dos tempos, levando a legião de fãs da banda à loucura.
Porém, em um show recente no Reino Unido, acabou levando não só os fãs, mas também a todos nas proximidades à loucura. Isso porque o show da banda foi tão alto que podia ser ouvido a 24km de distância do local. A situação viralizou nas redes sociais.
A performance da banda, realizada na última quinta-feira (8), gerou relatos de diversos moradores, chegando a lugares como West Hallam, Hilton e Mackworth. Ventos fortes e um possível upgrade no sistema de som podem ter contribuído para a propagação do ruído.
Autoridades locais confirmaram que que receberam várias reclamações sobre o barulho vindo do festival em um condado vizinho, mas não podem ajudar diretamente com os problemas sobre o barulho. Já Conselho Distrital de North West Leicestershire forneceu informações para os moradores sobre o que esperar e como lidar com níveis de ruído considerados injustificáveis.
Esta não é a primeira vez que o Metallica é associado a questões de som alto, pois em 2015, uma pesquisa feita pelo blog Production Advice determinou que a banda possui o disco com o volume mais alto, por seu álbum Death Magnetic, de 2008.
Metallica e a turnê M72
Atualmente, o Metallica executa sua turnê M72, divulgando seu álbum mais recente, 72 Seasons, além de incluir alguns clássicos no repertório. A turnê conta com dois shows na mesma cidade, porém com repertórios e atrações de abertura diferentes, em um intervalo de 72 horas.
A turnê teve início em abril deste ano na Europa e, até o momento, possui datas marcadas até 2024. Ainda não foram anunciadas datas no Brasil. O que há de mais próximo em termos geográficos é o México, em setembro de 2024.
72 Seasons, seu 11º disco (12º, caso Lulu, feito em parceria com o músico Lou Reed seja contabilizado), foi lançado no dia 14 de abril deste ano e foi bem recebido pela crítica. O disco conta com 12 faixas inéditas e foi o segundo álbum de estúdio da banda a ser lançado pela Blackened Recordings, sua própria gravadora.