Um Dia de Cão: o filme com Al Pacino inspirado em história real

Um dos maiores papéis da carreira de Al Pacino é o de Sonny Wortzik em Um Dia de Cão. O filme de 1975 consagrou Sidney Lumet e foi indicado a seis prêmios Oscar, levando para casa a estatueta de Melhor Roteiro Original.

No entanto, o que muitos não sabem é que a incrível história dos assaltantes é real. Sonny Wortzik, personagem de Pacino, é inspirado no assaltante John Wojtowicz, enquanto Salvatore Naturile, interpretado por John Cazale, também existiu.

A história de Um Dia de Cão adaptou um assalto e sequestro de reféns realizado pela dupla de bandidos em 1972 em uma sede do banco Chase Manhattan, no Brooklyn. A situação tornou-se notícia nacional e o escritor Frank Pierson decidiu adaptá-la para as telonas.

Um Dia de Cão: saiba mais sobre o filme

Em Um Dia de Cão, acompanhamos a história de Sonny Wortzik, Sal Naturile e Stevie em sua tentativa de assaltar um banco em Nova York. Seu plano logo sai dos trilhos quando Stevie foge assustado e Sonny descobre que há apenas mil dólares no banco pois é o dia de coleta.

Após Sonny atear fogo em uma lixeira, a polícia cerca o local por conta da suspeita de incêndio e a dupla de assaltantes fica presa dentro do banco. Assim, inicia-se uma negociação de reféns que se torna notícia nacional nos Estados Unidos.

Al Pacino e John Cazale assumem os papéis principais. Charles Durning, Chris Sarandon e James Broderick completam o elenco principal. Sidney Lumet, de 12 Homens e Uma Sentença, é o diretor da obra, sendo indicado a Melhor Diretor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.