“Os Últimos na Terra” chegou aos cinemas em 2015, trazendo uma história pós-apocalíptica, estrelada por Margot Robbie, Chiwetel Ejiofor e Chris Pine.
Na trama acompanhamos a história de Ann Burden, uma jovem que vive sozinha em sua fazenda, acreditando ser a única sobrevivente de um desastre nuclear nos Estados Unidos. Certo dia, ela é surpreendida ao encontrar o cientista John Loomis e decide ajudá-lo, dando comida e moradia.
O forasteiro Caleb também aparece na vida deles, criando uma disputa entre os dois homens pelo amor de Ann. Eles passam a conviver na medida do possível, porém, Ann começa a sentir desejos por um deles, causando um clima estranho no trio solitário.
O que acontece com Caleb?
Em dado momento da história, Loomis e Caleb ficam sozinhos no topo da colina e a cena dá a entender que o forasteiro pulou por conta própria. Inclusive, essa é a versão que o cientista conta para Ann, depois dela ter tido uma noite de amor com Caleb e não entender por que ele faria isso.
Vale destacar que Loomis havia se declarado para Ann, porém, a jovem decidiu se entregar para o forasteiro na noite anterior. Apesar do final intencionalmente ambíguo, os produtores também queriam deixar a entender que Loomis realmente matou Caleb.
Em uma entrevista à revista Time, o ator Chiwetel Ejiofor, responsável por interpretar Loomis, falou um pouco sobre os desfechos finais do personagem Caleb. Para Chiwetel, a personagem Ann não acreditou que o forasteiro se suicidou, porém, decidiu manter o cientista por perto mesmo assim, com um futuro incerto:
“Ela ficou profundamente desconfiada de qualquer forma. O que importa é o que eles podem reconstruir juntos. Ou simplesmente haverá um momento em que ela o expulsa da terra. Será que isso está no futuro deles? Ou há um futuro em que eles realmente descobrem isso?”