Em 1994, um dos nomes em ascensão em Hollywood era Jim Carrey. Embora hoje seja um grande astro e nome conhecido ao redor do globo, naquela época o ator ganhava popularidade após ter protagonizado Ace Ventura: Pet Detective no mesmo ano.
Foi em 1994 que Carrey também interpretou Lloyd Christmas em Débi e Lóide, mas o filme que demonstrou de vez sua versatilidade para comédia foi O Máskara. Na trama, acompanhamos o bancário Stanley Ipkiss, cuja vida vira de cabeça para baixo ao encontrar a máscara de Loki.
O objeto mitológico confere poderes sobrenaturais para quem tem sua posse, mas o Deus da Trapaça da mitologia nórdica começa a agir por conta própria, Assim, Ipkiss rouba um banco e incita a fúria de uma gangue de criminosos.
Elenco de O Máskara 29 anos depois
Jim Carrey
O grande astro de O Máskara é Jim Carrey. Enquanto na época do lançamento o ator tinha protagonizado apenas Ace Ventura: Pet Detective como grande título, sua carreira decolou em 1994.
Carrey encerrou a década de 90 com papéis em Batman Para Sempre, O Pentelho, Ace Ventura 2, O Mentiroso, O Show de Truman e Eu, Eu Mesmo e Irene. Desde então, o ator participou de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, O Todo Poderoso, Sim, Senhor e Sonic, tendo vencido dois Globos de Ouro.
Cameron Diaz
O Máskara marcou o primeiro grande papel de Cameron Diaz. Os filmes da atriz arrecadaram mais de US$3 bilhões, enquanto esteve no topo de Hollywood por quase duas décadas.
Diaz possui em seu currículo obras como O Casamento do Meu Melhor Amigo, Quero Ser John Malkovich, As Panteras, Gangues de Nova York, Minority Report, Professora Sem Classe e Sex Tape. A atriz se aposentou das telonas em 2014, mas anunciou seu retorno no ano passado.
Peter Greene
Em O Máskara, o grande antagonista de Stanley Ipkiss é o mafioso júnior Dorian Tyrell. O personagem é interpretado por Peter Greene, cuja carreira ficou marcada por papéis como vilão. No ano seguinte a O Máskara, o ator participou de Pulp Fiction como Zed.