“Mulheres Apaixonadas” é a nova atração do Vale a Pena Ver de Novo, que estreou novamente na Rede Globo, na última segunda-feira (29). Escrita por Manoel Carlos, a primeira vez que a novela foi transmitida em canal aberto foi no horário nobre em 2003, indo ao ar entre os meses de fevereiro e outubro.
Como de costume, Manoel Carlos é um escritor que desenvolve suas histórias em torno de personagens chamadas Helena. Em Mulheres Apaixonadas, Helena é protagonizada por Christiane Torloni, a diretora da escola Era, localizada no Rio de Janeiro. Casada com Téo (Tony Ramos) há 15 anos, Helena vive um conflito interno, em seu casamento e em sua vida. A partir desse momento, a história se desenrola e outros personagens se interligam no contexto.
Mais detalhes de Mulheres Apaixonadas
A novela teve direção de Ricardo Waddington, Rogério Gomes e José Luiz Villamarim, tendo como atores principais José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach.
Na época da produção, o autor Manoel Carlos concedeu uma entrevista à Folha de S. Paulo, explicando como desenvolveu a história de Helena para Mulheres Apaixonadas. Conhecido por criar a personagem moradora do Leblon, na elite carioca, ele explicou como foi o processo desta Helena:
“Minha protagonista feminina é sempre uma mulher de mais de 40 anos, porque é o universo que acho mais interessante. A mulher de 40 está no limiar de decisões importantes, é uma idade extremamente vigorosa. Quase sempre ela já passou por um casamento e teve um filho. Não está velha, mas não é mais uma mocinha e despertou para cuidados consigo mesma porque acha que está numa idade perigosa para perder o marido e não atrair mais ninguém. Na novela, ela tem um casamento que todo mundo acha perfeito com Téo (Tony Ramos) e rompe pra tentar ser feliz.”
Na época do lançamento, a novela tinha um papel fundamental para conquistar o público, depois do fracasso de audiência que a dramaturgia “Esperança” tinha passado. De acordo com os dados coletados na Grande São Paulo, a estreia de Mulheres Apaixonadas teve 45 pontos e permaneceu nas semanas seguintes com ótimas margens, batendo outros grandes sucessos como “O Clone” e “Terra Nostra”.