De tempos em tempos, Hollywood decide reviver antigos clássicos ou simplesmente dar uma nova roupagem para histórias antigas. Assim, surgem os remakes, refilmagens de obras já lançadas em outros momentos.
Não é raro vermos remakes fazendo sucesso, porém, os erros acontecem quase na mesma medida. Abaixo, vamos listar alguns dos remakes mais desnecessários da história, que fizeram os espectadores se questionarem: “Por que isso foi feito?”
6 remakes desnecessários do cinema
Ben-Hur (2016)
O maior vencedor da história do Oscar ao lado de Titanic e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, Ben-Hur ganhou um remake em 2016, com direito a superorçamento e tudo. Porém, além de ser um fracasso de bilheteria, o longa de Timur Bekmambetov também não agradou o público.
O Homem de Palha (2006)
Uma das piores atuações da carreira de Nicolas Cage acontecem em O Homem de Palha. O longa de 2006 é um remake do clássico terror lançado durante a década de 70, em que uma ilha isolada é palco de situações bizarras.
Confie na gente: se você está em busca de um remake de O Homem de Palha ou algo nessa veia, confira Midsommar – O Mal Não Espera a Noite, de Ari Aster, lançado em 2019.
12 Homens e Uma Sentença (1997)
Em 1957, Sidney Lumet lançou um clássico instantâneo do cinema norte-americano com 12 Homens e Uma Sentença. 40 anos depois, William Friedkin, de O Exorcista e Operação França, decidiu dar um novo ar ao filme. Completamente desnecessário, o filme de um dos maiores diretores da história é raramente lembrado.
Psicose (1998)
Por falar em remakes saudosistas de clássicos, Gus Van Sant é outro grande diretor que decidiu tentar a sorte. O cineasta dirigiu Psicose, um remake da obra de Alfred Hitchcock, com Vince Vaughn, Julianne Moore, Anna Heche e Viggo Mortensen. O resultado é algo que não deveria existir.
Oldboy (2013)
Assim como muitos outros na lista, Oldboy tem um excelente cineasta como diretor e idealizador. Spike Lee é conhecido por clássicos como Faça a Coisa Certa, Malcolm X e A Última Noite e definitivamente não perdeu seu brilho, como os lançamentos recentes de Infiltrado na Klan e Destacamento Blood comprovam.
Porém, nessa tentativa de remake do icônico filme de Park Chan-wook, o diretor errou tudo. Lee tem no elenco Josh Brolin, Elizabeth Olsen e Samuel L. Jackson, mas nem isso foi suficiente para tirar Oldboy da sarjeta.
Planeta dos Macacos (2001)
Fechando nossa lista está outro grande diretor em um péssimo projeto. Em 2001, Tim Burton dirigiu Planeta dos Macacos, uma refilmagem do filme de 1968. Enrolado em meio às inovações técnicas da virada do milênio, o longa tentou fazer algo diferente mas o resultado foi um amontoado de gente vestida de macaco e um CGI ruim. Felizmente, a franquia foi salva dez anos depois com o reboot em Planeta dos Macacos: A Origem.
Como o Planeta dos Macacos foi um remake desnecessário? Ele é diferente do original e é mais fiel ao livro.