O programa Linha Direta retornou à programação da Rede Globo neste mês de maio, trazendo novamente à emissora um dos programas de true crime mais famosos do Brasil, após 16 anos fora da grade. Vale lembrar que o programa original foi encerrado em 2007, mesmo com todo o sucesso.
Seu retorno foi anunciado este ano, sob comando do apresentador e jornalista Pedro Bial. A proposta do programa, mesmo com algumas alterações realizadas, é preservar a ideia do original, trazendo todos os desdobramentos de um crime real que tenha tido grande repercussão na mídia.
Bial comentou a ideia da nova versão se manter fiel à original, e explicou melhor sobre a renovação do formato.
“Em arte não existe inovação, só existe renovação. Estamos renovando esse formato, muitos felizes porque tem o carinho popular na memória e tem o desejo por justiça”, declarou o apresentador.
Normalmente, o programa é exibido nas noites de quinta-feira após o programa Cine Holliúdy, na faixa das 23h, apresentando o processo de investigação de casos que marcaram a imprensa e até dramatização de reconstituição com base nos depoimentos.
Mais sobre o Linha Direta: próximos casos
O Linha Direta original, surgido em 1990, dedicou-se a apresentar crimes que aconteceram pelo Brasil e cujos autores estariam foragidos da Justiça. O programa abordou casos famosos como o assassinato de PC Farias, a Chacina da Candelária, e chegou até mesmo a falar sobre o edifícil Joelma em uma edição especial.
Desde seu retorno, o programa trouxe alguns casos que pararam o Brasil, como o o caso Eloá, uma jovem que, em 2008, foi sequestrada e mantida em cárcere privado em seu apartamento por seu ex-namorado, e acabou assassinada por ele, e a terrível barbárie de Queimadas.
Outro caso famoso abordado foi o recente assassinato do menino Henry Borel. O programa chegou a ser proibido por uma juíza do Rio de Janeiro, mas o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, decretou a liberação da exibição do episódio.
O programa também já divulgou qual será o caso abordado nesta quinta-feira, 25, que se trata de um crime virtual que envolve extorsão, conhecido como o Golpe dos Nudes.