Vítima x Suspeita: onde está Nikki Yovino hoje?
Ontem (23), estreou na Netflix o documentário criminal Vítima x Suspeita. No longa dirigido por Nancy Schwartzman (Roll Red Roll), a jornalista vencedora do Emmy Rachel de Leon começa a investigar um caso de denúncia, supostamente falsa de estupro. Porém, ela começa a perceber um padrão preocupante na ação da polícia, que transforma vítimas de abuso no objeto principal da investigação.
Um dos casos abordados no documentário é de Nikki Yovino, apesar dela não dar um depoimento. Em 2016, ela estudava na Sacred Heart University. Ela acusou dois jogadores de futebol de a estuprarem no banheiro de uma festa universitária. A polícia nunca questionou os dois, mas acusou Yovino de fazer uma denúncia falsa e de inventar toda a história.
A jornalista entrevistou o detetive do caso, Walberto Cotto Jr., do departamento de polícia de Bridgeport. Ele admitiu que mentiu para Nikki Yovino enquanto a questionava, como uma “tática” para fazê-la confessar de que a denúncia seria uma mentira.
Um dos jogadores acusados havia sido denunciado de assédio sexual um mês antes, mas o detetive afirmou que não sabia disso.
“A Nikki está indo bem. De vez em quando eu tenho notícias dela. Ela passou por muita coisa,” afirmou de Leon (via Movie Maker). “Ela foi condenada a um ano de prisão depois que ela se declarou culpada. E eu acho que ela estava, compreensivelmente, tipo, ‘não posso ser parte desse filme. Você pode contar a história, mas eu não posso participar ativamente disso’, o que eu respeito completamente. E ela está bem.”
Jornalista de Vítima x Suspeita já venceu um Emmy
Em 2017, Rachel de Leon produziu o curta-metragem Heroína(s), também disponível na Netflix. A produção ganhou um Emmy de melhor documentário em curta-metragem e também foi indicada a categoria no Oscar.
“Este filme indicado ao Oscar retrata a incansável luta de três mulheres contra a epidemia de opioides que tomou conta de West Virginia, nos Estados Unidos”, afirma a sinopse oficial.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.