“Uma Noite no Museu” chegou aos cinemas no dia 22 de dezembro de 2006 e foi um sucesso de bilheteria, arrecadando cerca de US$ 574 milhões mundialmente. Distribuído pela 20th Century Fox, a repercussão positiva foi tão promissora que a franquia expandiu para mais três filmes.
No primeiro longa-metragem, acompanhamos a história de Larry Daley (Ben Stiller), um pai recém divorciado que estava desempregado. Ao conseguir o emprego de guarda-noturno no Museu de História Natural de Nova York, Larry acreditou que teria uma tarefa simples de cuidar do local durante a noite. Porém, foi surpreendido ao descobrir que as exposições ganham vida graças a um artefato mágico egípcio.
Qual local inspirou o filme?
O filme é ambientado em um local real, o Museu Nacional de História Natural Smithsonian, localizado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Contudo, nem todas as cenas foram gravadas no mesmo lugar e, para isso, o estúdio recriou o prédio em Burnaby, na Colúmbia Britânica.
Assim, algumas filmagens foram realmente gravadas no museu verdadeiro, trazendo ao filme uma autenticidade única. Inclusive, os turistas que forem visitar o local poderão ver espaços e algumas exposições retratadas no filme.
Curiosidades do filme
Uma Noite no Museu, além de apresentar uma história divertida, contou com um elenco recheado, com nomes como Robin Williams, Owen Wilson, Rami Malek, Dick Van Dyke, Carla Gugino, Mickey Rooney, Steve Coogan, Paul Rudd, entre outros.
Além do mais, a franquia do filme também marcou a 8ª e 9ª vez que Ben Stiller e Owen Wilson atuaram juntos. A dupla já tinha contracenado junta em O Pentelho (1996), Uma Vida Alucinante (1998), Entrando Numa Fria (2000), Os Excêntricos Tenenbaums (2001), Zoolander (2001), Starsky & Hutch – Justiça em Dobro (2004), Entrando Numa Fria Maior Ainda (2004) e Uma Noite no Museu 2 (2009).