Quem viveu nos anos 1990 certamente se lembrará do programa “Você Decide”, que fez parte da programação da Rede Globo durante 1992 e 2000. Assim como o Linha Direta retornou para a grade, a emissora está cogitando voltar com o programa que também foi um grande sucesso.
Você Decide foi um programa interativo, e a cada episódio eram encenados casos especiais, promovendo debates diretamente com o público, que decidia o final das histórias por meio de votações feitas por ligações telefônicas. Nos primeiros anos do programa, a Globo também foi às ruas ouvir os telespectadores.
Mais informações de Você Decide
Com a participação de vários atores como apresentadores, Você Decide teve Antônio Fagundes, Tony Ramos, Walmor Chagas, Lima Duarte, Raul Cortez, Susana Werner, Carolina Ferraz, Renata Ceribelli, Celso Freitas e Luciano Szafir à frente da produção.
O projeto foi dirigido pelo ator Paulo José e teve 9 temporadas, contendo 323 episódios. Em 2016, houve a primeira tentativa de retorno do programa, na qual cogitaram ter Antônio Fagundes novamente como apresentador. Na época, João Falcão foi escalado para direção, porém, a ideia não saiu do episódio piloto.
Polêmicas em Você Decide
No quarto episódio, intitulado “Achados e Perdidos”, o programa trouxe a história de um publicitário desempregado que passava por uma situação financeira muito complicada. Ele embarca em um avião e senta ao lado de passageiro com problemas cardíacos, que tem um ataque durante o voo. Antes de morrer, ele pede para o publicitário guardar sua mala, que continha uma grande quantidade de dinheiro e seria destinada como doação para um orfanato.
Como o público votou para que o publicitário ficasse com o dinheiro, a repercussão foi negativa para a emissora. No dia seguinte da exibição do programa, o então Ministro da Fazenda, Marcílio Marques Moreira, fez uma declaração condenando o resultado do programa, considerando a atitude antiética.
Em 2013, este mesmo episódio foi reprisado e o público votou para que o publicitário entregasse a mala no destino correto dela.