Lançado em 2013, “Minha Mãe é uma Peça” é o filme da Sessão da Tarde desta segunda-feira (15), estrelado por Paulo Gustavo, trazendo uma história cômica, mas também emocionante, de Dona Hermínia.
Hermínia Amaral é uma dona de casa de meia-idade que dedica 100% do seu tempo para criar seus filhos. Praticamente adultos, ela não aceita que Marcelina e Juliano possam cuidar de si, então age como uma mãe superprotetora em diversos momentos. Divorciada do marido, que trocou ela por uma mulher mais jovem, a Soraya, sua vida é somente para os filhos.
Ao descobrir que seus filhos não aguentavam mais suas atitudes e a achavam chata, decide deixá-los sem avisar a ninguém. Hospedada na casa da tia Zélia, Herminia usa esse tempo para desabafar, acreditando que os filhos vão aprender a dar valor a tudo o que ela faz por eles.
Curiosidades da franquia de Minha Mãe É Uma Peça
Depois de apresentar ao mundo cinematográfico a história de Dona Hermínia, Paulo Gustavo também produziu e protagonizou mais dois filmes da mãezona. Inclusive, em “Minha Mãe É Uma Peça 3”, o ator decidiu rever diversas piadas gordofóbicas, usadas principalmente no primeiro filme, que ficaram famosas. Mas, ao ver o teor preconceituoso, ele retirou os diálogos que eram feitos para a personagem de Marcelina.
Em uma entrevista ao G1, feita em 2021, o ator Paulo Gustavo falou sobre esse processo de entender que o humor é algo mutável: “É um processo natural de uma pessoa, no caso, falando de mim mesmo, que vem tendo um ganho de consciência. Coisas que eu poderia falar antes, eu não falaria mais hoje. Muita coisa que brinquei há dez anos, eu já não acho mais graça.”