Air: A História por Trás do Logo, conta a história de como o astro do basquete Michael Jordan fez sua famosa parceria firmada, mediada por Sonny Vaccaro, com a Nike que revolucionou o mundo dos esportes e da cultura contemporânea.
Porém, algo que impactou os espectadores foi a “ausência” de Jordan ao longo do filme. Isso porque o ator, Damian Young, escolhido para representá-lo, aparece somente de costas ou fora de foco. Mas a escolha deste formato de aparição do ex-atleta tem um bom motivo.
Segundo o diretor Ben Affleck, que também faz o papel de Phil Knight, o cofundador e ex-CEO da Nike, em entrevista ao The Hollywood Reporter, a decisão de não focar na presença do atleta tem a ver com o verdadeiro foco da história: o lado comercial da Nike e a negociação do acordo com os pais de Jordan.
Affleck também explicou que tudo se tratou de uma questão de respeito. Afinal, para o cineasta, houve a preocupação que o público rejeitasse imediatamente a ideia de ter alguém “fingindo” ser Michael Jordan.
“Jordan é muito grande. Ele existe acima e ao redor da história, mas se você o concretizar, se disser: ‘Sim, é Michael Jordan’, sabemos que não é, na verdade. É falso”, explicou o cineasta.
A ideia também envolveu trabalhar com a parte “mística” envolvendo o nome do atleta, explorando a ideia de que mesmo não estando presente, seu nome já o representa muito por seus feitos.
Vale lembrar que, apesar de não estar envolvido diretamente no filme, Michael Jordan não só cedeu a benção para que o projeto fosse realizado, como ainda fez questão de escolher a atriz Viola Davis para interpretar Deloris Jordan, sua mãe.
Mais sobre Air: A História por Trás do Logo
Conforme citado anteriormente, o longa se trata de um drama biográfico baseado em fatos, que busca explicar como funcionou a negociação do famoso tênis Air Jordan sob a perspectiva da própria Nike. Enquanto Affleck assumiu a direção, o roteiro foi escrito por Alex Convery.
A trama apresenta Sonny Vaccaro (Matt Damon), um vendedor de calçados da Nike busca fechar um negócio de parceria com o jogador novato, Michael Jordan (Damian Young), para divulgar esta nova linha de tênis, que se tornou um dos sucessos da marca.
Para isso, o filme explora os bastidores de tudo a que a empresa, e principalmente Vaccaro, fizeram para que pudessem fechar a negociação com um dos maiores atletas de todos os tempos. Recentemente, Air chegou ao catálogo do Prime Video. Assista ao trailer: