O programa “Linha Direta” voltou a fazer parte da grade na Rede Globo, trazendo Pedro Bial como apresentador dos casos que marcaram a história do Brasil. Nesta quinta-feira (11), o episódio relembra a “Barbárie de Queimadas”, que ocorreu em fevereiro de 2012 e irá ao ar às 23h10 (horário de Brasília), após Cine Holliúdy.
O crime ocorreu na cidade de Queimadas, no interior da Paraíba, que possui cerca de 44 mil habitantes. Durante o aniversário de Luciano, na casa do seu irmão Eduardo, a festa foi interrompida pela invasão de homens encapuzados que alegavam que seria um assalto.
Mais detalhes do caso de Linha Direta
A noite de aniversário se tornou um terror com a invasão, que teve um estrupro coletivo planejado contra cinco mulheres que estavam no local, seguido pela morte de duas delas. Com testemunhas que estavam presentes, a polícia fechou o quebra-cabeça dando como culpado os anfitriões, que organizaram o falso assalto.
Todos os envolvidos no crime foram julgados e condenados, mas até hoje Eduardo está foragido. Assim, no programa desta quinta-feira (11), Pedro Bial irá entrevistar parentes das vítimas e um dos sobreviventes.
A roteirista e repórter Camila Appel foi até a cidade e conversou com testemunhas locais, coletando novas informações do caso que ainda não teve seu desfecho final. Além de citar o crime, o programa também levanta o dado importante e triste que o Brasil tem, com a estatística de que oito em cada dez crimes de estupro são cometidos por conhecidos das vítimas.
Vale destacar que, além do programa televisivo, a Globoplay também disponibiliza o “Linha Direta Podcast”, com publicações semanais.