A Culpa É Das Estrelas é baseado em fatos reais? A verdadeira história

Em 2012, o escritor John Green comoveu o mundo com o livro “A Culpa é das Estrelas”, trazendo a história emocionante de dois jovens com câncer que se apaixonam e enfrentam diversos desafios pela frente. 

Com o sucesso da obra literária, em 2014 foi lançada aos cinemas a adaptação de filme da história de Hazel Grace Lancaster e Augustus Waters. Na trama, acompanhamos Hazel, uma jovem de dezesseis anos que está passando por um tratamento novo de câncer de tireoide com metástase nos pulmões. Como auxílio emocional, ela é encaminhada para o centro de apoio de jovens com câncer, e aí algo inesperado acontece em sua vida. 

Sem muitas pretensões de que o encontro fosse efetivo, ela acaba conhecendo Augustus Waters, um rapaz charmoso que vira sua vida de cabeça para baixo. Com vontade de viver, Augustus muda a forma de Hazel enxergar as perspectivas escassas que o câncer causa em suas realidades e eles decidem, juntos, enfrentar os desafios do destino.

A Culpa é das Estrelas é baseado em fatos reais? 

Apesar de a história se aproximar de alguns fatores reais, o enredo em si é fictício. Contudo, o autor John Green usou como fonte de inspiração para escrever a obra suas experiências durante um projeto voluntário em um hospital infantil. No local, ele conheceu Esther Earl, uma garotinha que lutava contra o câncer, mas não resistiu e faleceu em 2010. 

Assim, a personagem de Hazel teve inspirações desse contato que o escritor teve com Esther e em como amor e a esperança são sentimentos aliados de quem está lutando contra o câncer. 

Outro papel fundamental na história é conscientizar o público sobre como apoiar as pessoas que estão passando por esse momento delicado é importante. Tanto no livro como no filme, o debate sobre falta de perspectivas e desilusões são abordados, e nesse momento o apoio familiar e de amigos é algo necessário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.