O ator de A Favorita que foi confundido com o personagem e apanhou nas ruas
As novelas com certeza despertam muitas emoções no público brasileiro. Jackson Antunes interpretava Leonardo, um marido abusivo que agredia sua esposa Catarina (Lilia Cabral) na novela A Favorita (2008-2009), e revelou que foi xingado e até agredido nas ruas por interpretar o vilão.
Em uma conversa com o UOL em 2020, ele relembrou que estava andando pela rua no Rio de Janeiro e foi empurrado por um homem. O ator estava de muletas e fazendo um tratamento por causa de uma lesão na perna esquerda por ter tido uma trombose.
“Sou muito risonho, sou da roça, de bem com a vida. Dei uma gargalhada achando que se tratava de uma brincadeira. Ele me empurrou de tal forma que tive uma trombose na perna. Boa parte da novela eu fiz na cadeira de rodas, minha esposa me acompanhava, aplicando remédio na minha barriga.”
Antunes também recebeu várias mensagens de ódio por causa do papel. Na mesma entrevista, ele comentou sobre o clima pesado que ficava no set durante as gravações das cenas de violência.
“Toda vez que terminava uma cena eu pedia desculpas para a Lilia. Era muito difícil. Mesmo na ficção, mesmo inventado, faz mal. Não tinha uma cena que dava um refresco, todas eram pesadas: aquele homem horrível humilhando a mulher. Psicologicamente ou fisicamente.”
Apesar do clima ruim, ele destacou o efeito positivo que a novela teve na sociedade.
“Na época as agressões domésticas caíram 24%. Ter o opressor e o oprimido discutindo aquilo no horário nobre levou algumas pessoas a uma reflexão, e algumas mulheres a tomar atitudes, a não aceitarem aquilo. A gente fica feliz quando nosso trabalho vai além do entretenimento.”
A Favorita
A novela foi escrita por João Emanuel Carneiro, mesmo autor de Avenida Brasil e o atual sucesso do Globoplay, Todas as Flores.
A trama acompanha Flora (Patrícia Pillar) e Donatella (Cláudia Raia), que eram uma dupla sertaneja na infância, mas se odeiam na vida adulta. Muitos anos após o assassinato do marido de Donatella, Flora, condenada pelo assassinato, sai da cadeira e quer provar que a responsável, de acordo com ela, foi Donatella.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.