Ed Sheeran plagiou música de Marvin Gaye? Entenda o julgamento
Na última segunda-feira (24), começou o julgamento de plágio do cantor Ed Sheeran em Nova York. O britânico está sendo acusado de plagiar uma música de Marvin Gaye, Let’s get it on, em sua faixa de 2014, Thinking Out Loud. As informações são da agência de notícias Associated Press (via G1).
O julgamento será no tribunal federal de Manhattan, com o juiz Louis L. Stanto comandando e deve levar uma semana. Ed Sheeran é um dos convocados para testemunhar, mas não se sabe que dia seria o depoimento do cantor.
Em 2017, os herdeiros de Ed Townsend, coautor da música de Gaye de 1973, começaram a processar Sheeran dizendo que as faixas teriam “semelhanças impressionantes” e “elementos comuns evidentes”.
Os advogados de Ed Sheeran afirmam que a semelhança entre as faixas não constitui plágio, sendo apenas uma semelhança de uma estrutura comum na música pop.
“As duas músicas compartilham versões de uma progressão de acordes semelhante e desprotegida que estava disponível gratuitamente para todos os compositores”, declarou a equipe do britânico. (via G1).
Já os advogados de Townsend apontam que artistas como Boyz II Men já realizara mashups perfeitos das duas faixas. Eles também tentaram incluir entre as evidências vídeos de apresentações ao vivo de Sheeran em que ele misturou as músicas.
Ed Sheeran foi inocentado de outra acusação de plágio
No ano passado, o cantor estava em outro julgamento por plágio em Londres. O artista Sami Chokri e o produtor musical Ross O’Donoghue acusaram Sheeran de copiar linhas e frases específicas da música deles de 2015 Oh Why na faixa Shape of You de 2017.
“Embora existam semelhanças entre o gancho OW (Oh Why) e a frase OI (Oh I), também existem diferenças significativas”, afirmou o juiz Antony Zacaroli. “Estou convencido de que o Sr. Sheeran não copiou inconscientemente Oh Why ao criar Shape of You”.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.