A autora J.K. Rowling é responsável por uma das franquias mais prósperas do mundo, tanto literária como no mundo cinematográfico. Com Harry Potter, Rowling fez sete livros e oito filmes, além de ter começado uma nova história do mesmo universo, com Animais Fantásticos.
Apesar das histórias se comunicarem, principalmente pela existência dos mesmos personagens, existem pontos importantes que diferenciam Harry Potter e Animais Fantásticos.
Qual a diferença entre Harry Potter e Animais Fantásticos?
Animais Fantásticos é uma história derivada de Harry Potter, porém, traz em sua narrativa eventos que antecederam os acontecimentos de tudo que conhecemos da franquia original. Ou seja, a história se passa há 70 anos da existência de Harry, assim como todo seu ciclo.
Contudo, nos três filmes lançados da saga de Animais Fantásticos, podemos acompanhar a origem de personagens como o professor Alvo Dumbledore e inimigos que foram citados nos livros que tiveram pouco espaço nos filmes, como Gellert Grindelwald. Assim, na trilogia, foi possível aprofundar temas citados nos livros e também nos filmes.
Animais Fantásticos também é baseado nos livros?
A franquia de Harry Potter foi toda baseada nos livros de Rowling, mesmo que tenham deixado alguns detalhes para trás na produção dos filmes. Já a saga de Animais Fantásticos, mesmo tendo um livro lançado em 2001, não segue necessariamente a mesma ordem.
A obra literária “Animais Fantásticos e Onde Habitam” é uma espécie de enciclopédia, contendo todas as criaturas mágicas que existem no Mundo Bruxo. Vale lembrar que esse livro é usado por Harry Potter durante as aulas em Hogwarts como um dos materiais didáticos da escola.