Lançado em 2013, “O Homem de Aço” trouxe o Superman de volta aos cinemas, com a história de origem de um dos super heróis mais queridos do mundo dos quadrinhos. No filme, Clark Kent chega na Terra quando bebê, depois de seus pais biológicos o terem salvo do planeta Krypton, que estava sendo destruído.
Jor-El e sua mulher mandam Clark em uma nave em direção à Terra, e a espaçonave cai na fazenda de Jonathan e Martha Kent. Eles percebem que o bebê não é um ser humano normal, mesmo aparentando ser, e criam Clark de forma a se adaptar no meio de todos.
Entretanto, adulto, ele percebe que precisa agir para o bem e começa a cuidar do planeta. Sua boa ação, no entanto, desperta inimigos de outros planetas, que vêm em direção à Terra para combatê-lo.
Primeiro sucesso do DCU
O Homem de Aço foi um primeiro grande sucesso da DC Comics ao começar o Universo Estendido DC, como concorrência à Marvel, com o Universo Cinematográfico Marvel, um fenômeno que interligou seus universos.
Na época de seu lançamento, o longa faturou cerca de US$ 500 milhões de dólares, ficando atrás no recorde do ano apenas de “Homem de Ferro 3”. O longa também bateu a marca de melhor estreia em 2013, o que impulsionou a DC a investir no DCU.