A década de 70 representou um dos momentos mais prolíficos da música brasileira. MPB, Tropicália, Sertanejo e até mesmo rock fizeram parte dos grandes lançamentos quando o assunto eram as músicas brasileiras.
Com Jorge Ben Jor, Caetano Veloso, Novos Baianos, Elis Regina, Roberto Carlos, Os Mutantes, Raul Seixas e Gilberto Gil, o Brasil viveu um grande momento de sua história musical. Abaixo, iremos listas as músicas mais famosas da década.
As músicas brasileiras mais famosas da década de 70
7. Ilu Ayê – Clara Nunes
Unindo música popular brasileira com a cultura afro-brasileira, Clara Nunes compôs Ilu Ayê, lançada em 1972. A música tornou-se um hino da Portela posteriormente e foi a sétima canção mais tocada das rádios durante a década.
6. Retalhos de Cetim – Benito Di Paula
Conhecido como o sambista que encantou Stevie Wonder e Ravi Shankar, o virtuoso músico que tocou junto com os Beatles, Benito Di Paula é um dos maiores músicos da música brasileira. Quinto maior vendedor de discos da história do país, Benito compôs Retalhos de Cetim, música que se tornou a sexta mais tocada nas rádios.
5. No Silêncio da Madrugada – Luiz Ayrão
Depois de homenagear a Portela com Porta Aberta, Luiz Ayrão lançou No Silêncio da Madrugada. Embora hoje não seja tão lembrada como outros sucessos de sua carreira, a música tornou-se a quinta mais reproduzidas nas rádios brasileiras durante a década de 70.
4. O Bêbado e a Equilibrista – Elis Regina
Essa não seria uma lista de maiores sucessos da década de 70 sem a presença da maior voz da época. Elis Regina, com sua rendição de O Bêbado e a Equilibrista, música composta por João Bosco e Aldir Blanc, esteve entre as mais ouvidas da década, mesmo tendo sido lançada em 1979. A música se tornou um hino informal do período de anistia vivido no período da Ditadura Militar.
3. Amigo – Erasmo Carlos e Roberto Carlos
Lançada em 1977 pelos amigos Erasmo Carlos e Roberto Carlos, Amigo talvez seja O hino da década de 70. Durante a visita do Papa João Paulo II à América Latina, foi esta canção que saudou o pontífice católico. Com sua letra comovente, a canção foi a terceira mais ouvida da década e segue um clássico até os dias de hoje.
2. Juventude Transviada – Luiz Melodia
Depois de lançar Pérola Negra e ganhar grande projeção nacional, Luiz Melodia lançou o clássico Juventude Transviada. O hino, de 1976, chegou à segunda colocação entre as canções mais escutadas da década e serviu de influência para grandes músicos, como Cazuza, na década seguinte.
1. Detalhes – Roberto Carlos
É surpresa para alguém que Roberto Carlos estampe a primeira colocação de uma lista sobre músicas brasileiras da década de 70? Em seu primeiro álbum a atingir um milhão de cópias, a música de grande destaque foi Detalhes, tornando-se a mais tocada nas rádios brasileiras. Afinal, ele é o Rei por um motivo.
E Belchior?????
Faltou muita gente boa nessa lista.