Embora The Last of Us não tenha revelado o motivo da imunidade de Ellie, os fãs não perderam tempo em criar e ressuscitar teorias. A principal corrente defendida entre os fãs dos jogos e da série ganhou ainda mais forte com a exibição do último capítulo da produção da HBO.
Anna, mãe de Ellie, é vista fugindo de um infectado e acaba dando a luz em meio a uma cabana. Após ver o nascimento de sua filha, a personagem percebe uma mordida de infectado em sua coxa. Ao ser abordada pelos Vagalumes, Ellie é entregue a Marlene.
Em entrevista à Vanity Fair, Bella Ramsey comentou sobre as teorias e chegou a destacar que ficou impressionada com a principal corrente entre os fãs. Segundo ela, seria algo “genial” para o roteiro de The Last of Us.
“Eu sinto que eles [os fãs] resolveram o problema e salvaram o mundo com essa teoria. Isso é genial. Quero dizer, as mães teriam que consentir e estar bem sobre serem infectadas, mas acho que você teria uma grande quantidade de pessoas dispostas a passar por isso.”
The Last of Us: jogo explica imunidade de Ellie?
Mesmo com dois jogos lançados, ainda não é sabido o motivo da imunidade de Ellie quanto ao fundo Cordyceps. Como visto ao longo da série, a jovem foi infectada, porém, não desenvolveu nenhum dos sintomas característicos da infecção.
Dessa forma, existem diversas teorias sobre os motivos de sua imunidade. A mais popular delas é de que a mãe de Ellie, enquanto estava grávida, foi infectada com o fungo, fazendo com que Ellie desenvolvesse os anticorpos necessários para evitar os efeitos da infecção.
Outras correntes sugerem que a jovem foi infectada com uma versão mais amena do fungo, sendo possível, assim, que seu corpo criasse anticorpos antes da infecção surtir os efeitos mais comuns.