Treta: explicação, significado e final da série

A nova série da Netflix, surgida de uma parceria com a A24 e criada por Lee Sung Jin, Treta, se tornou um sucesso absoluto desde sua estreia no começo deste mês, alcançando inclusive o top 10 das séries mais assistidas na gigante do streaming.

A premissa da série visa explorar como um simples incidente de trânsito pode mudar o curso da vida de duas pessoas, cujas frustrações pessoais aguardavam apenas um gatilho para se transformarem em armas.

Na trama, somos apresentados à Danny Cho (Steven Yeun), um empreiteiro falido e Amy Lau (Ali Wong), uma empresária frustrada. Após se envolverem em um incidente de trânsito no estacionamento de uma loja de departamentos, uma fúria descomunal desperta dentro de ambos, levando-os a tomar atitudes extremas.

ATENÇÃO: SPOILERS A SEGUIR. Prossiga com cautela.

Conforme as investidas de um contra o outro tornam-se cada vez mais perigosas e brutais, a briga passa a afetar também todo o ambiente familiar e relações dos protagonistas. Consumidos pela briga obsessiva, os personagens acabam expondo suas fragilidades enquanto se culpam pelo próprio fracasso.

No fim, vendo o quanto a discussão os consumiu e todo o prejuízo que lhes causou, afastando-os até mesmo de seus entes queridos, Amy e Danny começam a perceber que seu comportamento autodestrutivo os levou a poder contar apenas um com o outro.

Vale lembrar que enquanto George (Joseph Lee) pede o divórcio a Amy, e, do outro lado da corda, Paul (Young Mazino) deixa seu irmão Danny depois de todo o sofrimento que já lhe foi causado. Sozinhos, diante de um penhasco no deserto, os protagonistas entendem que agora, eles só tem um ao outro.

A série não deixa claro se Amy e Danny tornaram-se de fato amigos, mas, enquanto o homem está no hospital após ser baleado, Amy o abraça, mostrando que pelo menos, uma relação de compaixão nasceu entre eles quando finalmente foram francos entre si.

De onde veio a história de Treta?

Apesar do surrealismo necessário para a produção, Treta possui inspirações em uma história real. Isso porque o showrunner da série, Lee Sung Jin, também conhecido como Sonny Lee, explicou em uma entrevista que a ideia surgiu a partir de um episódio na vida real, após um incidente ocorrido em 2019.

Ele contou que se distraiu no trânsito enquanto aguardava um sinal em Los Angeles abrir. Quando perdeu a passagem do sinal vermelho para o verde, um motorista em um SUV branco parou ao lado de seu carro e o xingou.

Com isso, Lee conta que se sentiu tomado por um impulso para fazer algo a respeito, mesmo sem ter ideia do que poderia fazer. Por fim, ele apenas seguiu o carro e só foi embora depois de lançar um olhar ameaçador ao motorista.

“Eu realmente não tinha um plano definido, eu só queria que ele sentisse medo e soubesse que não é certo fazer isso com as pessoas”, contou Lee.

Treta está disponível exclusivamente no catálogo da Netflix. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.