Lançado em 2009, “Invictus” é um drama esportivo que retratou um momento real na África do Sul, depois de o presidente Nelson Mandela pôr um fim no Aparheid. O líder comunitário, ciente dos desafios que teria ao unir uma nação separada entre negros e brancos, usou o rúgbi como um dos mecanismo de reconciliação.
O filme é ambientado em 1995, onde Mandela vê uma oportunidade de unir todos através do esporte quando a Copa do Mundo de Rúgbi está se aproximando. Com isso, o presidente decide investir na equipe local, de maioria brancos, para alavancar a categoria local.
Dirigido por Clint Eastwood, o longa retrata como Mandela e o capitão do time Springboks, François Pienaar, conseguem juntos enfrentar as diferenças raciais e políticas, a fim de vencerem a competição, que causou um impacto positivo na união do país.
Curiosidades de Invictus
Nelson Mandela foi protagonizado por Morgan Freeman. O ex-presidente sul-africano faleceu em 2013, porém, durante as filmagens, recebeu a visita de Freeman para o ator estudar suas maneiras e gestos para o papel.
Inclusive, inicialmente a ideia do diretor Eastwood era focar no protagonismo do líder da equipe François Pienaar, entretanto, ele mudou de ideia e preferiu que a história fosse contada pelos olhos de Mandela.