No último ano, foi anunciado o retorno de uma das maiores franquias da história do cinema. Indiana Jones retornará para um quinto filme: Indiana Jones e a Relíquia do Destino, com estreia prevista para junho de 2023.
No entanto, é difícil acompanhar a franquia, uma vez que Indiana Jones voltou às telas depois de vinte anos e novamente entrou em um limbo. Além disso, os filmes não seguem uma ordem cronológica de acordo com seu lançamento, dificultando o acompanhamento de sua história.
Indiana Jones e sua ordem cronológica
Indiana Jones e o Templo da Perdição – lançado em 1984
Lançado três anos após Os Caçadores da Arca Perdida, Indiana Jones e o Templo da Perdição funciona como um prólogo para a história do protagonista. Situado um ano antes do primeiro longa, O Templo da Perdição mostrou Indiana em uma trama muito mais pesada e violenta, diminuindo o sucesso da franquia nos cinemas. Além de Ford, estão no elenco Kate Capshaw, Amrish Puri, Roshan Seth, Philip Stone e Ke Huy Quan.
Os Caçadores da Arca Perdida – lançado em 1981
A apresentação oficial e o longa inaugural da franquia é Os Caçadores da Arca Perdida. O filme se passa em 1936 e mostra o icônico arqueologista em uma batalha contra os nazistas pela Arca, capaz de tornar um exército em invencível. Embora seja o segundo filme em sua cronologia, vale a pena seguir a ordem de lançamento e começar por Os Caçadores da Arca Perdida.
Indiana Jones e a Última Cruzada – lançado em 1989
Em A Última Cruzada, acompanhamos Indiana Jones em sua jornada atrás de seu pai, Henry Jones, enquanto busca pela trilha do Santo Graal. O cálice utilizado por Jesus Cristo na Última Ceia promete vida eterna e é alvo de desejo dos nazistas, inimigos de Indy em sua caçada.
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal – lançado em 2008
Quase duas décadas depois, Indiana Jones voltou à ação em O Reino da Caveira de Cristal. O longa conta com um elenco completamente reformulado com Shia LaBeouf, Cate Blanchett, John Hurt e Karen Allen. O longa se passa durante a década de 50 e mostra o protagonista, agora mais experiente, lutando contra soviéticos na busca pela Caveira de Cristal.