Lançado em 2017, “Malasartes e o Duelo com a Morte” é uma comédia brasileira que traz a história do malandro Pedro Malasartes. Muito conhecido por conquistar as coisas enganando as pessoas, ele também é um rapaz apaixonado, porém, não consegue deixar passar outras tentações femininas.
Na trama, Malasartes também deve um bom dinheiro a Próspero, irmão de Áurea, mulher por quem tem um grande amor. Ciente disso, ele vive fugindo do futuro cunhado, mas seu padrinho ressurge e muda toda sua trajetória.
A Morte em pessoa é sua madrinha e decide dar uma lição a Malasartes, que leva a vida de uma maneira errada, desafiando-o para um duelo.
Folclore brasileiro
Dirigido por Paulo Morelli, o filme é baseado em uma história folclórica brasileira, na qual o personagem Malasartes é descrito também como um malandro acostumado a ter tudo que quer. Sua figura é conhecida por ser astuta para enganar as pessoas, e sua história é trazida de uma maneira diferente ao cinema.
Apesar da essência ser brasileira, o filme também traz outras referências como das franquias de “Pirata do Caribe”, “Indiana Jones” e até “ Star Wars”. A premissa deixa o enredo mais divertido e nostálgico para quem assiste.