Hollywood coleciona cenas de morte memoráveis em seus filmes. Sejam mortes épicas como a do bravo William Wallace em Coração Valente ou agressivas como as encontradas em franquias como Halloween ou Sexta-Feira 13, estes acontecimentos tornam-se momentos marcantes nos filmes.
Embora muitas mortes sejam memoráveis ou até mesmo previsíveis, algumas delas são completamente surpreendentes, desnorteando o público com sua chegada repentina, e muitas vezes, levando até mesmo o protagonista, que acompanhamos durante toda a trama.
Tendo isto em mente, a lista abaixo apresenta 5 mortes totalmente inesperadas em filmes famosos, que deixaram o público completamente sem chão devido à sua imprevisibilidade e sua forma brusca de acontecer em algumas das ocasiões.
Diferentes gêneros, mesmas mortes impactantes
Há quem acredite que mortes inesperadas podem acontecer apenas em filmes de terror ou suspense, ou até mesmo filmes policiais. Mas as mortes inesperadas podem acontecer em todos os gêneros do cinema, e nem mesmo filmes de super-heróis estão isentos desta “ameaça”.
ATENÇÃO: OS TEXTOS A SEGUIR CONTÉM SPOILERS. Prossiga com cautela.
Chad Feldheimer – Queime Depois de Ler (2008)
Nesta comédia dos irmãos Cohen, Linda Litzke e Chad Feldheimer, dois funcionários de uma academia, tomam posse de um CD com um arquivo confidencial, pertencente ao ex-analista da CIA Osbourne Cox. Atrás de dinheiro, os dois tentam chantagear Cox, mas nem tudo sai como planejado.
Em certo momento na trama, Chad decide invadir a casa de Cox atrás de mais informações. Porém, acaba sendo encontrado pelo agente Harry Pfarrer, que também entra na casa do ex-analista, e acaba matando Chad com um tiro certeiro na cabeça.
Charlie Graham – Hereditário (2018)
No filme do diretor Ari Aster, após a morte da avó, a família Graham começa a descobrir mais sobre seu passado, e acabam conhecendo a herança obscura deixada pela senhora, o que leva a família a um obscuro destino, com um crescente terror pairando sobre eles.
Por grande parte do filme, o foco segue a pequena Charlie, a filha mais nova dos Graham. Porém, em determinado momento, a jovem morre sem muita cerimônia quando sua cabeça se choca contra um poste em um veículo em movimento, criando uma das cenas mais aterrorizantes do horror moderno.
Marvin – Pulp Fiction (1994)
Uma das obras primas do cineasta Quentin Tarantino, o filme acompanha 3 histórias distintas que acabam se encontrando: um assassino que se apaixona pela esposa do chefão da máfia, um boxeador que descumpre a promessa de derrota e um casal que tenta um assalto que rapidamente sai do controle.
Em uma cena, em que os personagens Vincent e Jules sequestram Marvin, eles dirigem debatendo o conceito de milagres. Quando Vincent se vira para o banco de trás para pedir a opinião de Marvin, sua arma dispara acidentalmente e explode a cabeça do personagem, chocando tanto eles quanto o público.
Natasha Romanoff/Viúva Negra – Vingadores: Ultimato (2019)
Um dos filmes mais épicos do UCM, a trama se passa após Thanos eliminar metade das criaturas vivas. Com isso, os Vingadores restantes precisam tentar se reunir e reverter a situação enquanto precisam lidar com a perda de amigos e entes queridos.
Em uma reviravolta impactante, enquanto os Vingadores buscam as joias do infinito para reverter a situação, Natasha, ou Viúva-Negra, se sacrifica para que eles possam conseguir a Joia da Alma. A morte inesperada de Natasha é trágica e comovente, e serve como um lembrete do fato de que os riscos são maiores do que nunca.
Llewelyn Moss – Onde os Fracos Não Tem Vez (2007)
Mais uma obra dos irmãos Cohen, o filme apresenta Llewelyn Moss, um caçador que encontra uma quantia absurda de dinheiro e decide levá-lo consigo. Com isso, ele se torna alvo do temível Anton Chigurh, um assassino impiedoso que fará de tudo para recuperar o dinheiro.
Durante o filme, Moss se mostra ser muito habilidoso, conseguindo por diversas vezes escapar das garras de Chigurh, até que em determinado momento, ele acaba não conseguindo mais fugir. Com isso, Moss torna-se apenas mais uma vítima de Chigurh, sem nenhuma cerimônia ou cena épica para seu fim.