O Som do Caos é o mais novo filme original Netflix, que fez sua estreia na última sexta-feira (17), e trouxe uma trama cheia de mistérios. O filme conta a história de Matthias (ou Matt), um influenciador com um filho recém-nascido, que descobre um segredo sombrio sobre o passado de seu pai demente após ir morar na casa em que viveu na infância.
Conforme Matt avança em sua investigação, ele acaba descobrindo segredos cada vez mais obscuros, que chegam a abalar até mesmo a vida de sua família. Com uma mistura entre drama e suspense, o filme entrega um thriller arrepiante que pode ser interpretado de diferentes formas.
ATENÇÃO: O texto a seguir contém spoilers. Prossiga com cautela.
À medida que a investigação de Matt avança, buscando limpar o nome de seu pai, seu foco se transforma em uma obsessão obstinada, o que afunda Matt em ansiedade e paranoia. Para completar, o personagem é assombrado com visões dos mortos, que afetam ainda mais seu psicológico.
Com isso, o personagem passa a se distanciar de sua família e cria um desdém por seu próprio filho, o qual os constantes gritos e agitação o levam à beira de um colapso. A princípio, o filme parece apresentar para o espectador uma ótica mais sobrenatural, como se a família estivesse amaldiçoada.
Porém, aos poucos, os detalhes se encaixam, demonstrando que Matthias sofre de muitos traumas de infância não resolvidos, o que acaba levando-o a desenvolver uma sensibilidade ao barulho, que somada à sua obsessão em busca da verdade sobre o que ocorreu com seu pai, o torna cada vez mais paranoico.
Por fim, o filme tenta contar uma história sobre trauma infantil não controlado e como isso afeta um homem quando ele entra em seu próprio estágio de paternidade. Matt, no caso, não é assombrado por espíritos, mas por seu próprio trauma.
Saiba mais sobre O Som do Caos
Dirigido por Steffen Geypens, que co-escreveu o roteiro ao lado de Robin Kerremans e Hasse Steenssens, O Som Do Caos conta com Ward Kerremans e Sallie Harmsen como os seus protagonistas, no papel do casal Matthias e Liv.
O longa sai de um simples filme de suspense para se transformar em um drama bem satisfatório. A relação entre pai e filho, tanto com a criança quanto com o idoso, é, certamente, o ponto alto do longa-metragem.
O Som do Caos está disponível no catálogo da Netflix. Assista ao trailer: