O Mayhem não irá se apresentar mais em Porto Alegre. A banda norueguesa teve seu show cancelado pela Opinião Produtora após um deputado destacar as conexões explícitas de alguns membros com o nazismo e o neo-nazismo.
O deputado estadual Leonel Radde (PT/RS) gerou grande mobilização ao publicar um vídeo explicando o uso de símbolos nazistas pela banda, que possui um passado bastante turbulento e obscuro. A denúncia veio em parceria com o professor de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador da extrema-direita Renato Levin-Borges
“O (bar) Opinião está trazendo para Porto Alegre a banda norueguesa acusada de ser nazista, Mayhem. O baterista Hellhammer já se declarou contra a “mistura de raças”, apareceu já com suástica no braço e costumavam ensaiar em estúdio cheio de totenkopf (antigo símbolo internacional para ‘morte’) nazis. E aí, Opinião?”, declarou o Levin-Borges.
Produtora cancela show de banda ligada ao nazismo
Frente à pressão, que contou ainda com faixas colocadas no local do show, a produtora, que também é dona do bar, optou por cancelar a apresentação do Mayhem, que aconteceria no dia 21 de março. Confira abaixo a nota oficial.
Nos últimos dias fomos surpreendidos com uma enxurrada de informações graves e posts nas redes sociais referentes ao show da banda Mayhem, marcado para acontecer no Bar Opinião. Nestes seus 40 anos, o Opinião é um dos espaços mais democráticos de Porto Alegre.
Porém, o Opinião considerou alguns fatos para tomar suas decisões: os movimentos nas redes sociais tanto pró quanto contra o evento, comentários suscitando manifestações no local e imediações do Bar e o potencial risco à integridade física de todos os envolvidos. Por isso, o Bar Opinião não irá receber o show da banda Mayhem. Os ingressos serão devolvidos conforme a forma de pagamento, mais informações serão enviadas por e-mail.
Oficialmente,
Opinião