Baseado nos livros de Philip Pullman, “A Bússola de Ouro” foi lançado em 2007 e levou ao cinema a magia da trilogia, que conta a relação mística dos humanos e como os animais representam suas almas.
O filme venceu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais de 2008 e possui um elenco de peso, contando com Nicole Kidman, Dakota Blue Richards, Freddie Highmore, Jim Carter, Daniel Craig, Eva Green, Tom Courtenay, Sam Elliott, Ben Walker, entre outros.
Já a série “His Dark Materials: Fronteiras do Universo”, lançada em 2019, trouxe a continuidade da história literária, mas não possui ligação direta com a narrativa do filme. Ou seja, a única relação entre os dois projetos é porque são adaptações da mesma obra de Pullman.
Diferença entre o filme e a série
Apesar de ambos possuírem o mesmo universo, a série produzida pela HBO apresenta uma história além do filme. A proposta do seriado foi explorar os três livros: A Bússola de Ouro (1995), A Faca Sutil (1997) e A Luneta Âmbar (2000).
Ao todo, a série possui três temporadas e foi finalizada em 2022, trazendo Lyra vivendo em um mundo onde as almas das pessoas ficam fora do corpo e podem se materializar em forma de animais. Em suas aventuras, ela viaja através de vários universos, descobrindo outras formas de vida.
O elenco do seriado conta com Daphne Keen, Ruth Wilson, Amir Wilson, James McAvoy, Lin-Manuel Miranda, Will Keen, Ariyon Bakare e Anne-Marie Duff.
Na produção cinematográfica, também traz Lyra Belacqua, uma jovem órfã que ganha uma bússola que é capaz de responder qualquer pergunta. Ao descobrir que crianças estavam desaparecendo, ela decide ir atrás de saber o motivo e terá ajuda do objeto e de amigos durante a jornada.