A 95ª cerimônia de entrega dos prêmios Oscar acontece nesse domingo, dia 12, e as polêmicas sobre o evento seguem em alta. Depois de uma possível anulação na categoria de Melhor Atriz, agora quem corre risco é Top Gun: Maverick.
De acordo com o Deadline, um grupo ucraniano está pressionando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para que seja reavaliada a participação do longa de Tom Cruise na premiação. O motivo seria um suposto financiamento fantasma de um oligarca russo através da New Republic Pictures, produtora de Los Angeles.
O pedido veio por meio de uma carta aberta publicada pelo Ukrainian World Congress (UWC), com sede em Toronto, responsável por abrigar expatriados da Ucrânia. “A UWC expressa sua séria preocupação com a influência da Rússia na indústria de cinema de Hollywood”, disse o presidente da associação, Paul Grod, endereçando a carta à presidente da Academia, Janet Yang.
Em seu conteúdo, a carta de Grod ressalta a participação do bilionário russo Dimitry Rybolovlev como um financiador indireto de Top Gun: Maverick, lançado em 2022. Rubolovlev está na lista de empresários russos sancionados pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
A tendência é de que nada seja feito a respeito da indicação de Top Gun: Maverick. Porém, há a possibilidade de manifestação por parte da Academia, respondendo a carta de Paul Grod. Até o momento, nenhum movimentação foi feita.
Saiba mais sobre Top Gun: Maverick
Uma das maiores bilheterias de 2022, Top Gun: Maverick trouxe Tom Cruise de volta ao papel do piloto Pete “Maverick” Mitchell, 36 anos depois do longa original. O ator contou com o ingresso de Miles Teller, Jennifer Connelly, Jon Hamm, Glen Powell, Lewis Pullman e Ed Harris, além do emocionante retorno de Val Kilmer como Tom “Iceman” Kazansky.
Top Gun: Maverick está concorrendo a Melhor FIlme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Canção Original, Melhores Efeitos Sonoros e Melhor Efeitos Visuais no Oscar 2023. A premiação acontece nesse domingo, dia 12.