Considerada uma das melhores séries de todos os tempos, Família Soprano marcou com sua passagem pela televisão. O seriado da HBO conta a história do mafioso Tony Soprano e sua família, equilibrando a dinâmica da vida criminal com os problemas familiares.
Embora muito do personagem tenha sido baseado em relatos de mafiosos reais, uma coisa que muitos fãs não sabem é que a própria abertura de Família Soprano foi inspirada em um assassinato real. Em todos os 86 episódios da série, vemos Tony dirigindo para casa ao som de Woke Up This Morning, do Alabama 3.
A música retrata um assassinato, porém, ao contrário do que se esperaria, sem nenhum envolvimento da máfia ou afins. Trata-se, na verdade, de um assassinato em legítima defesa e bastante convencional, comparado com as ações retratadas na série.
Família Soprano: o que significa a música de abertura?
Woke Up This Morning é inspirada no caso real de uma mulher que assassinou seu marido abusivo em Warwickshire, na Inglaterra, em 1989. Sara Thornton acordou um dia e decidiu que estava farta dos abusos, então matou seu marido com uma faca.
“So she woke up one morning and decided to go and get herself a knife (Então ela acordou uma manhã e decidiu pegar para si uma faca)”, disse o compositor Larry Love do Alabama 3 à LADbible. “Essa teria sido a letra, mas não soou direito, então trocamos para arma. O resto é história.”
A música foi lançada em 1997 e pode ser conferida abaixo.