Lançado em 2021, Free Guy foi um sucesso imediato. O filme fez parte da retomada dos cinemas após diversos meses com as salas fechadas devido à pandemia de Covid-19 e angariou cerca de US$331 milhões com Ryan Reynolds no papel principal.
Além de protagonizar o longa, Reynolds também atuou como produtor de Free Guy e comentou sobre a possibilidade de uma sequência. Ainda em 2021, o ator confirmou que a Disney estava interessada em fazer uma continuação, que já estava sendo escrita.
Porém, durante uma série de apresentações em Londres, o ator comentou com seu parceiro de Deadpool 2, Rob Delaney, que talvez não seria uma boa ideia seguir com a franquia.
“Há uma possível sequência de Free Guy que seria divertida”, disse Reynolds. Eu ia amar, mas ao mesmo tempo, tudo precisa ser uma sequência? Não sei. Às vezes é OK fazer um filme, ver ele ser incrível e então todos vão para casa.”
O ator ainda seguiu, afirmando que não é necessário uma sequência para validar a qualidade ou o sucesso do primeiro filme.
Free Guy: saiba mais sobre o longa
O filme de 2021 foi vendido de forma simples: e se os figurantes de jogos como GTA tivessem uma vida? É a partir dessa premissa que Free Guy se desenvolve. Guy é um caixa de banco que descobre ser um NPC (Non-playable character ou personagem não-jogável, em tradução livre) dentro de Free City, um jogo online popular.
Ao conseguir se libertar de sua rotina, o personagem entra em contato com Millie, uma jogadora em busca de evidências de que o CEO do jogo roubou seu código fonte. Ao lado de Reynolds, integram o elenco Jodie Cormer, Taika Waititi, Lil Rel Howery, Utkarsh Ambudkar e Joe Keery.