O Giallo é um gênero literário e cinematográfico praticamente inutilizado, mas nunca extinto da indústria. Isso porque ainda há bastante referências à seu estilo em filmes de suspense e terror até hoje. O nome “Giallo” significa “amarelo” em italiano, em referência às capas amarelas das revistas pulp italianas, publicadas a partir de 1929.
O auge do estilo foi entre os anos de 1960 à 1980, com clássicos do suspense policial, que acabaram estendendo-se para outros subgêneros e consagrando diversos cineastas, lembrados até hoje como figuras influentes para o terror.
O primeiro filme do gênero foi lançado em 1963. Chamado de La Ragazza che Sapeva Troppo, ou Olhos Diabólicos, o longa foi dirigido por Mario Bava, um dos mestres da “era de ouro” dos filmes de terror italianos.
Do trabalho de Bava, diversos outros diretores e cineastas se inspiraram para se aventurar no gênero, entre eles, nomes conhecidíssimos como Lamberto Bava, o filho de Mario Bava, Lucio Fulci e, um dos mais populares do gênero, Dario Argento.
O Giallo é um gênero bem ambíguo, podendo envolver ou não violência gráfica em suas tramas, mas estruturalmente, seguem um mistério no melhor estilo Agatha Christie, onde é preciso descobrir quem é o assassino por trás do terror apresentado no filme.
Clássicos do Giallo
Alguns filmes, principalmente dos diretores citados, são quase como um cartão de visitas para se conhecer o gênero. Entre nos mais famosos, temos:
- Olhos Diabólicos (1963)
Uma jovem turista está viajando por Roma e testemunha um homicídio cometido por assassino em série que a polícia tem procurado durante anos. Em pouco tempo, a moça se vê com um grande problema: a polícia quer sua cooperação para pegar o assassino e o criminoso a escolhe como sua próxima vítima.
- Seis Mulheres para o Assassino (1964)
Uma jovem modelo, é assassinada por uma misteriosa figura mascarada em um ateliê de moda. Após o crime, o diário da vítima, contendo informações que poderiam levar ao assassino, desaparece. O mascarado passa então a matar todas as modelos da casa para encontrar o diário.
- Uma Lagartixa Num Corpo de Mulher (1971)
Depois de começar a ter alucinações constantes, a filha de um influente político britânico se vê presa na própria dúvida de ter ou não matado uma pessoa. Consultando-se regularmente com um psicanalista, ela descobre que possui transtorno de dupla personalidade.
- O Gato de Nove Caudas (1971)
Um repórter e um jornalista cego aposentado tentam resolver uma série de assassinatos. Os crimes estão conectados a experimentos feitos por uma indústria farmacêutica em pesquisas secretas. Os dois acabam virando alvos do assassino.
- Prelúdio para Matar (1975)
Um pianista é testemunha do brutal assassinato de uma famosa médium, mas não é capaz de reconhecer o rosto do criminoso. Intrigado, ele decide investigar o crime com a ajuda de uma repórter. Conforme a investigação avança, os dois correm cada vez mais risco de serem alvos do assassino.
- Uma Lâmina na Escuridão (1983)
Um músico é convidado a passar alguns dias na mansão de um amigo, que fica em local afastado da cidade para se inspirar. Tudo parece tranquilo até que ele começa a ouvir vozes misteriosas, e paralelamente uma série de brutais assassinatos cometidos com estilete aterrorizam a região.
- Terror na Ópera (1987)
Acontecimentos bizarros reforçam a crença de que a peça de Macbeth exibida no Scala de Milão está sendo mal assombrada. Porém, Betty, uma insegura soprano que ganha a chance de protagonizar a peça, descobre da pior forma que a maldição é de carne e osso.
O legado do Giallo
O último filme totalmente Giallo foi relizado em 2009 pelo próprio Dario Argento. Chamado de Giallo, o nome do filme trata-se de um trocadilho, mas também uma homenagem ao estilo popularizado pelo diretor e seus colegas.
Porém, apesar deste ser conhecido como o “último filme do gênero”, conforme citado anteriormente, ele não desapareceu. As influências do Giallo estão definitivamente enraizadas no terror, e são revisitadas em muitos filmes que usam do suspense e mistério para criar situações tensas.
No próprio surgimento do slasher nos anos 80, o Giallo ajudou muito na construção. Filmes como Halloween de John Carpenter e Sexta-Feira 13 de Sean S. Cunningham perpetuaram o estilo do gênero ao manter o mistério sobre seus assassinos.
O mesmo aconteceu em filmes como a franquia Pânico, onde a cada filme, os personagens precisam descobrir quem é o assassino, ou em Hush: A Morte Ouve (2016), onde o horror está concentrado no mistério por trás do stalker.
Em resumo, o Giallo permanece vivo em todos os filmes que se inspiram em seu marcante estilo de ser produzido, e sua influência no cinema de terror é inegável e essencial para construir um tenso e arrepiante mistério.