Lançado em 2022, o filme francês “Paixão Sufocante” estreou na Netflix e conquistou um número alto de audiência, ficando no top 10. Baseado em fatos reais, o longa trouxe a história de Roxana Aubry, protagonizada por Camilla Rowe, e seu treinador Pascal, interpretado por Sofiane. A trama retrata que os dois viveram uma paixão intensa, envolvendo um romance obsessivo e destrutivo, que ocorreu nos anos 2000.
Na vida real, o nome da mergulhadora é Audrey Mestre, francesa e recordista mundial, que faleceu aos 28 anos depois de tentar quebrar o recorde mundial de mergulho livre sem limites de 171 metros, em 2002.
O filme também foi baseado no livro “A Última Tentativa: A Verdadeira História da Campeã de Mergulho Livre Audrey Mestre”. Audrey era casada com seu treinador Pipin Ferreras, que, depois do filme, acabou sendo atacado nas redes sociais por ser alguém tóxico e abusivo.
Os pais de Audrey questionam história
Depois do lançamento do filme, os pais de Audrey Mestre usaram suas redes sociais para publicar uma nota de repúdio sobre a produção, afirmando que não condiz com a realidade. A mãe de Audrey, Anne Marrie Mestre, escreveu sua crítica, mesmo tendo visto só o resumo da trama:
“Se Audrey quisesse o divórcio, ela o teria feito, com ou sem registro. O resumo também diz que Pipin estava com ciúmes do sucesso de sua esposa. Mas se ele estivesse com ciúmes, ele não teria aberto as portas do sucesso para ela, ele teria feito com que ela ficasse em sua sombra, o que não era o caso.
Ele a humilhou? Audrey não era uma pessoa que se permitia ser humilhada, ela tinha respostas fáceis. Estamos escrevendo para todas as pessoas que conhecem Pipin há muito tempo e tiveram a oportunidade de conhecer Audrey. Este filme francês “Paixão Sufocante” não reflete sua história de amor pessoal ou seu amor pelo mergulho.
Não entendemos como uma empresa como a Netflix, conhecida e apreciada mundialmente, pode utilizar e autorizar a exibição de longas-metragens sem antes obter as autorizações necessárias,” completou Anne Mestre.