A franquia de “A Era do Gelo” iniciou em 2002, começando a ser produzida pela Blue Sky Studios, uma subsidiária da 20th Century Fox. Hoje, a Disney+ possui os direitos sobre as produções.
Ao todo, são seis filmes, que juntos faturaram cerca de US$ 3,2 bilhões em bilheterias, tornando-se a segunda franquia animada de maior arrecadação mundial, ficando atrás apenas da saga “Meu Malvado Favorito/Minions”. Os longas conquistaram o público ao trazer a história de um grupo de mamíferos sobreviventes da Era Glacial Paleolítica, que ocorreu há cerca de 20.000 anos atrás.
Além dos personagens principais, a saga também conta com a participação do esquilo Scrat, que, mesmo não interagindo com os protagonistas, influencia em diversos momentos do filme, tudo por culpa de sua busca incessante da noz perfeita. Devido ao seu sucesso, Scrat ganhou um especial de Natal em 2011 e, no ano passado, a Disney+ disponibilizou a série sobre sua história.
Ordem cronológica:
A Era do Gelo – 2002
O primeiro filme da franquia conta que há 20.000 anos atrás, em um mundo todo coberto por gelo, um mamute chamado Manfred (“Manny”), que acreditava ser o último de sua espécie – e por isso gostava de ficar sozinho, e uma preguiça, Sid, resgatam um bebê humano perdido. Os dois enfrentam diversas aventuras, na busca de devolverem o pequeno ser humano de volta à sua tribo.
A Era do Gelo 2 – 2006
Quando Manfred e Sid estavam na missão de devolver o bebê humano no filme anterior, eles conhecem Diego, o tigre de sabre ameaçador, mas que acaba se tornando parceiro dos dois. No segundo longa, o aquecimento global começa a inundar diversas partes do planeta, que estavam cobertas por gelo, forçando-os a migrarem de local.
No caminho, Manny conhece outra mamute, chamada Ellie, que acredita ser uma gambá e tem dois irmãos da espécie, Crash e Eddie. Eles partem juntos em busca de um lugar seguro para habitarem.
A Era do Gelo 3 – 2009
Sid encontra ovos de dinossauro e acredita que pode ser a mãe deles. Porém, a verdadeira mãe biológica descobre que foi roubada e vai atrás de Sid, e acaba envolvendo Manny, Diego e todos os seus amigos pré-históricos na confusão. No terceiro filme da trama, um caçador de dinossauros, chamado Buck, entra para o grupo para ajudá-los, e começa a fazer parte da turma dali em diante.
A Era do Gelo 4 – 2012
O esquilo Scrat se torna protagonista da trama, depois de ocasionar a separação dos continentes, durante a eterna busca de sua noz. O fator é prejudicial para todos que estão vivendo na Terra e, mais uma vez, Manny, Diego e Sid precisam buscar outro lugar seguro.
Porém, o mamute constituiu uma família, se casou com Ellie e teve uma filha, Amora. O terremoto, porém, acaba separando o trio, onde Manny, Diego e Sid ficam em um iceberg longe do continente. Manny promete retornar para encontrá-las, porém, terá que enfrentar piratas e o canto enfeitiçador das sereias.
A Era do Gelo: Big Bang – 2016
Um enorme meteoro atinge a Terra, ameaçando mais uma vez o lar de Manny, sua família e seus amigos. Sem saber como irão resolver e fugir da catástrofe, eles confiam que Buck possa ajudá-los mais uma vez. A doninha caolha tem um plano que pode impedir que todos eles sejam extintos, enquanto Manny e Ellie precisam lidar com Amora querendo sair de casa para viver sua vida adulta. Diego e Shira (uma tigresa) também estão pensando no futuro e em aumentar a família, enquanto Sid finalmente acredita que encontrou o amor.
A Era do Gelo: As Aventuras de Buck – 2022
A mais recente produção cinematográfica da franquia traz os irmãos gambás malucos, Crash e Eddie, querendo se livrar de Ellie e terem mais independência. Os irmãos partem em busca de um lugar para morarem sozinhos, porém, ficam presos no Mundo Perdido, dentro de uma enorme caverna subterrânea. Eles são resgatados por Buck, que mora em meio aos dinossauros, e juntos partem para uma nova missão de salvar o local da dominação das criaturas enormes.