Steven Spielberg recusou Harry Potter e não se arrepende
Steven Spielberg, diretor de clássicos como ET: O Extraterrestre, Jurassic Park e O Resgate do Soldado Ryan, poderia ter dirigido o filme Harry Potter e a Pedra Filosofal. O projeto acabou nas mãos de Chris Columbus (Esqueceram de Mim), que também dirigiu a sequência. Em conversa com o diretor do sucesso indiano RRR, S.S. Rajamouli, para a Variety (via Looper), revelou o motivo de ter negado o convite.
Na época, ele tinha duas opções: viajar para Londres e dirigir o primeiro Harry Potter ou ficar em Los Angeles com a família. A escolha do diretor foi ficar com a família nos Estados Unidos.
“Kate [Capshaw] e eu começamos a criar uma família, e nós começamos a ter filhos. A escolha que eu tive que fazer era aceitar um trabalho que faria eu me mudar para outro país por quatro ou cinco meses onde eu não poderia ver minha família todo dia… foi um tipo de experiência despedaçante”, declarou Spielberg. (via Looper).
O diretor passou o próximo um ano e meio perto dos filhos pequenos. Mesmo com o imenso sucesso que a franquia Harry Potter acabou se tornando, Spielberg afirma que não se arrependeu da decisão. Ele teve cinco filhos com Kate Capshaw, com quem é casado até hoje desde 1991.
Mas o diretor não ficou parado. Nos Estados Unidos, ele dirigiu o longa A.I. Inteligência Artificial, com Haley Joel Osment (O Sexto Sentido) e Jude Law (Closer – Perto Demais). O filme teve uma boa bilheteria e recebeu duas indicações ao Oscar em categorias técnicas.
Spielberg poderia ter dirigido filme de David Fincher
Em 1991, o diretor estava envolvido em um projeto que adaptava O Curioso Caso de Benjamin Button, conto de F. Scott Fitzgerald, mesmo autor de O Grande Gatsby. O plano era ter Tom Cruise no papel principal, mas a agenda do ator não batia com a do diretor e o projeto estava muito caro, o que fez ele ser abandonado.
17 anos depois, a história chegou aos cinemas pelas mãos de David Fincher (Clube da Luta), com Brad Pitt no papel principal.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.