O novo filme de Liam Neeson já está nos cinemas e a crítica não parece ter gostado muito de sua nova investida. Baseado no livro The Black-Eyed Blonde de John Banville, Marlowe é um neo-noir que traz o veterano ator como o detetive que dá nome ao longa.
Com Diane Kruger, Jessica Lange, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Alan Cumming, Francois Arnaud e Danny Houston no elenco, nomes de peso é o que não falta para atrair espectadores para a sala de cinema. Porém, segundo o site Rotten Tomatoes, Marlowe talvez não seja a melhor pedida.
O agregador de reviews está com uma nota bastante baixa de 17% por parte da crítica especializada. Já o público em geral teve uma recepção mais tranquila, embora ainda ruim, com 46% de aprovação. Vale lembrar que o parâmetro do site é uma escala entre 0% e 100%.
Ao todo, foram analisadas 26 críticas especializadas, sendo 21 “estragadas” (quando o filme recebe uma classificação negativa) e 5 fresh (quando o filme recebe uma classificação positiva).
Marlowe: qual a premissa do filme
Em meio a Los Angeles de 1939, o detetive Philip Marlowe, vivido por Liam Neeson, é contratado para achar o ex-amante de uma herdeira glamorosa, interpretada por Diane Kruger. Embora o livro utilizado como base seja de autoria de John Danville, o personagem Philip Marlowe remonta a muitos anos antes.
Criado na década de 30 pelo escritor Raymond Chandler, o personagem já foi adaptado ao cinema e na televisão em diversas ocasiões. Humphrey Bogart deu vida à Marlowe em À Beira do Abismo, Elliot Gould em O Perigoso Adeus, Robert Mitchum em O Último dos Valentões e James Caan em Intriga Mortal são alguns dos exemplos.
Na nova versão, Neeson é dirigido por Neil Jordan, diretor conhecido pelo filme Traídos pelo Desejo e pela série Os Borgias. Marlowe está em cartaz nos cinemas a partir do dia 15 de fevereiro. Confira o trailer.