Por que Titanic está passando novamente nos cinemas?
Se você foi ao cinema recentemente, talvez tenha se surpreendido ao ver Titanic, filme lançado em 1997, em cartaz. O longa voltou aos cinemas, em uma versão remasterizada em 3D, em comemoração ao seu aniversário de 25 anos de lançamento. Titanic já havia retornado aos cinemas em 2012, quando ganhou sua primeira versão em 3D.
A trama acompanha Rose, interpretada por Kate Winslet, uma jovem de uma família rica que pretende casá-la com um homem que ela não ama. Quando ela embarca no RMS Titanic, conhece Jack Dawson, papel que levou Leonardo DiCaprio ao estrelato mundial. Jack é um artista pobre, mas eles se apaixonam e vivem um amor proibido.
Quando o navio atinge um iceberg e começa a afundar, o longa vira uma tocante história de sobrevivência. O filme é inspirado no naufrágio real do RMS Titanic em 1912, que deixou mais de 1.500 mortos, mas os personagens de Rose e Jack são fictícios.
Dirigido por James Cameron, Titanic foi um dos maiores sucessos da história do cinema, alcançando o posto de maior bilheteria da história. Atualmente, o filme ocupa o terceiro lugar no ranking. Avatar 2: O Caminho da Água chegou a tomar o posto, mas o relançamento do clássico de 97 já o colocou de volta no terceiro lugar.
O longa venceu onze Oscars na edição de 1998, tornando-se o maior vencedor da premiação, ao lado de O Retorno do Rei (2003) e Ben-Hur (1959).
Diretor de Titanic admite que personagem poderia ter sobrevivido
(ATENÇÃO: spoiler de Titanic)
Um dos maiores debates envolvendo o filme é se Jack poderia ter sobrevivido. Após o navio afundar, Rose sobrevive ao subir em uma porta, enquanto Jack fica na água e acaba morrendo congelado. Vários espectadores questionaram se ele não poderia ter subido na porta também e fizeram até experimentos para comprovar a tese.
25 anos depois, James Cameron admitiu que Jack poderia ter subido na porta, mas que existiam muitas variáveis e o casal poderia não ter sobrevivido mesmo assim. “Talvez Jack sobrevivesse, mas há muitas variáveis. Eu acho que é aquele processo de pensamento de ‘eu não vou fazer uma coisa que a coloca em risco’. E isso é 100% o personagem”, afirmou Cameron, em vídeo. (via Exame).
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.