Sucesso na primeira sessão de curtas do Anima Mundi que aconteceu no CCBB – RJ em 2019, Contra-Filé é o mais recente curta-metragem do cineasta Pedro Iuá. Animado totalmente em stop-motion, o filme impressiona não só por seu design, mas também por sua história misteriosa.
A animação foi disponibilizada há pelo menos 1 ano no canal oficial do criador, onde é acompanhada de diversos outros trabalhos, e até hoje, vem conquistando muita atenção do público. Brincando com elementos da comédia e terror, o curta é um thriller policial onde o personagem corre contra o tempo para tentar salvar sua vida.
Apesar do clima tenso da produção, os personagens, criados por Iuá, são inspirados no cubismo para dar as formas estranhas e cheias de arestas, que dão uma identidade única a cada um deles, muitos sem nenhuma fala durante toda a duração do curta.
A dublagem, presente apenas durante a conversa dos açougueiros, é um show à parte. Com uma peça de contrafilé sob a mesa, os atores gravaram os diálogos juntos no mesmo ambiente, de forma descontraída e muito natural, e até mesmo sorteando palavras para integrar o “roteiro”.
O elenco do filme conta com as seguintes vozes:
- Seu Leitão – Almir Martins
- Valdecir – Gustavo Ottoni
- Zé Tripa – Antonio Perez Gonzales
- Telefone – Otto Jr
Iuá participou de uma live onde explicou todo o processo, e também disponibilizou os cortes diretamente em seu canal. Assista:
Paralelismos com a violência: trama e onde assistir Contra-Filé
Além do YouTube, o filme também foi disponibilizado através da Globoplay, permitindo que o espectador escolha a plataforma que torne a experiência melhor. O filme é recomendado para maiores de 14 anos devido às cenas de violência presentes.
A trama principal se desenrola da seguinte forma: o protagonista, sem nome, recebe uma ligação misteriosa, que o orienta a forjar sua própria morte para salvar sua vida. Para isso, ele precisa de muitos quilos de carne, para que confundam seu corpo com as carnes queimadas.
O problema é que a fila do açougue mais próximo de sua casa fará o personagem passar por maus bocados.
A montagem dinâmica do filme somada aos diálogos bizarros dos açougueiros garantem paralelismos muito acertados com as cenas de violência apresentadas, e mesmo sem conceder nenhuma explicação sobre o que está havendo, o filme consegue construir uma tensão absurda para o espectador.