Memórias de uma Gueixa: Diferenças entre o livro e o filme
Em 1997, Arthur Golden lançou o livro Memórias de uma Gueixa, vagamente inspirado na vida real de Mineko Iawasaki. A obra se tornou um best-seller e foi adaptada para um filme homônimo de 2005, dirigido por Rob Marshall. Mas quais as diferenças entre o livro e o filme? (via Sobre Sagas).
- O tempo da personagem como gueixa: livros costumam ter mais tempo que os filmes para desenvolverem sua história. O livro Memórias de uma Gueixa aborda bem mais o tempo que a personagem principal passou como gueixa, destacando que ela levou vários anos para se tornar uma referência em sua área.
- O destino da irmã: Sayuri, a protagonista, não sabe o que acontece com sua irmã após receber uma carta com a morte de seus pais, mas, no livro, ela sabe que a irmã fugiu com um pescador.
- Nobu: vivido no filme por Koji Yakusho, Nobu tem um papel bem maior no livro, além de ter sentimentos mais aparentes pela protagonista. No filme, a necessidade de cortar cenas e tornar a história mais enxuta diminuiu o papel do personagem.
- O “leilão da virgindade”: no livro, a personagem descreve o evento de forma rápida e como se não tivesse sentido para ela. Já no filme, Sayuri sofre muito mais com o acontecimento.
- Conclusão: em ambos os casos, a protagonista termina com o Presidente, mas o livro detalha mais sobre como ele a ajudou a sair da casa de gueixas e sobre como eles se mudaram para os Estados Unidos e tiveram um filho.
Memórias de uma Gueixa
Vendida a uma casa de gueixas ainda menina, Chiyo é maltratada pelos donos e por outra gueixa que tem inveja de sua aparência. Ela se torna a gueixa Sayuri, tendo uma amostra de uma sociedade cheia de riquezas e privilégios.
O elenco conta com Suzuka Ohgo, Ken Watanabe, Gong Li e a indicada ao Oscar por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Michelle Yeoh. Você pode conferir a produção na Netflix.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.