Em 2007, foi lançado o filme O Atirador – The Shooter, em inglês – dirigido por Antoine Fuqua. No papel principal foi escalado Mark Whalberg, atingindo o auge de sua carreira. Além de Whalberg, Michael Peña, Danny Glover, Kate Mara, Levon Helm e Ned Beatty fizeram parte do elenco.
A trama do longa é simples. O filme acompanha o Sniper Escoteiro do Corpo de Fuzileiros da Marinhados Estados Unidos, Bob Lee Swagger, que é enquadrado por uma firma militar privada por um suposto assassinato. Em busca do verdadeiro assassino, Swagger precisa usar suas habilidades como veterano para voltar à ação e limpar seu nome.
A história de O Atirador retrata seu protagonista com um passado detalhado, tendo destaque nos conflitos na África nos anos 90. Assim, o espectador fica na dúvida sobre a verossimilhança do personagem ou até mesmo se Bob Lee Swagger existiu.
O Atirador: filme é baseado em uma história real?
Antes de mais nada, é preciso deixar claro que O Atirador é uma história fictícia, baseada no livro Ponto de Impacto, de Stephen Hunter. Dessa forma, nunca existiu um sniper chamado Bob Lee Swagger e nem todas as tramas consequentes de sua vivência.
Porém, o criador do personagem revelou sua inspiração para escrever Ponto de Impacto. No livro intitulado The Lineup: The World’s Greatest Crime Writers Tell the Inside Story of Their Greatest Detectives, Hunter contou que boa parte da história de Bob Lee Swagger foi baseada em um único personagem da vida real.
Carlos Hathcock foi um Sniper Escoteiro do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, cargo idêntico ao de Swagger. Como suboficial da Marinha, Harchcock acumulou 93 mortes em uma incursão na Guerra do Vietnã durante a década de 70, assim como o personagem do livro de Hunter.
Dessa forma, é possível dizer que O Atirador, embora uma ficção, tem um pé bem firme na realidade no que tange a composição de seu protagonista.