Nem sempre é fácil trabalhar em família. Porém, os Irmãos Wayans mostram que, não só é possível, como pode ser engraçado. Os responsáveis pela maior comédia dos anos 2000 tem em seu currículo As Branquelas e a franquia Todo Mundo em Pânico, alguns dos maiores sucessos do gênero no Brasil ao longo de uma década.
Para entender o sucesso dos irmãos, é preciso olhar para a família inteira. Shawn e Marlon Wayans fazem parte de uma família de comediantes e, com certeza, você mais Wayans do que imagina. O irmão mais velho da dupla, Damon Wayans, fez parte do Saturday Night Live durante a década de 80 e estrelou sua própria série no início dos anos 2000.
Em 2001, estreou na ABC a série Eu, a Patroa e as Crianças, em que Damon Wayans interpreta ninguém menos que Michael Kyle, o patriarca da família. Na vida real, seu filho, Damon Wayans Jr. também conquistou grande sucesso. O sucessor fez parte do elenco regular de Happy Endings e de New Girl.
Irmãos Wayans: conheça mais filmes
Depois de falar sobre a família Wayans, que conta ainda com os atores e comediantes Keenen Ivory Wayans, Kim Wayans, Damien Dante Wayans e Chaunté Wayans, é hora de voltar a falar dos irmãos Shawn e Marlon.
Durante a década de 90, os irmãos criaram a série The Wayans Bros., uma sitcom que permaneceu no ar por mais de 100 episódios. Logo após encerrar a série, a dupla teve a ideia para um filme paródico que se tornou referência no gênero.
Todo Mundo em Pânico chegou aos cinemas em 2000 e sacramentou de vez o sucesso dos irmãos. No ano seguinte, veio Todo Mundo em Pânico 2, repetindo o sucesso de seu antecessor. Porém, o grande sucesso – ao menos no Brasil – dos Wayans foi As Branquelas, lançado em 2004.
A dupla seguiu colaborando nos filmes O Pequenino e Bobeou Dançou. Desde então, Shawn parou de atuar em grandes produções de Hollywood. Já Marlon seguiu com sua carreira, estrelando filmes como Inatividade Paranormal, Norbit, entre outros.
É válido lembrar que Marlon Wayans atuou fora da comédia, como em Requiem Para Um Sonho, de Darren Aronofsky, On The Rocks, de Sofia Coppola, e na ação G.I. Joe – A Origem de Cobra.