Filme concorre ao Oscar e ao Framboesa de Ouro AO MESMO TEMPO!
Esta semana, foram anunciados os indicados ao Oscar, premiação dedicada ao melhor do cinema, e ao Framboesa de Ouro, dedicada às piores produções. Curiosamente, existem nomes repetidos nas duas listas.
O destaque é o filme Blonde sobre Marilyn Monroe da Netflix. A protagonista Ana de Armas (Entre Facas e Segredos) está indicada na categoria de melhor atriz pelo papel, mas esta é a única indicação que o longa recebeu ao prêmio dos melhores.
Já no Framboesa de Ouro, Blonder é o recordista de indicações, concorrendo às categorias:
- Pior filme
- Pior remake, cópia ou sequência
- Pior ator coadjuvante (duas vezes)
- Pior casal (duas vezes)
- Pior direção
- Pior roteiro
Antes de ser lançado, Blonde era visto como um potencial candidato ao Oscar, porém a recepção da crítica e do público foram fracas.
Muitos espectadores criticaram o sensacionalismo da obra ao retratar os traumas pelos quais Marilyn passou durante a vida, apontando que ele quase “fetichiza” o sofrimento da atriz e modelo. A hipersexualização da atriz Ana de Armas em várias cenas de nudez e sexo explícitas também foi criticada. Ao invés de criticar a espetacularização pela qual a vida e as dores de Marilyn passaram, o filme estaria contribuindo para essa visão.
Diretor de Blonde também foi criticado por fala misógina
O diretor do filme, Andrew Dominik (O Homem da Máfia), deu uma entrevista polêmica. Ele comentou que não queria colocar a Marilyn como uma “mulher forte”, explorando sua “vida de Instagram”, mas sim, seus sofrimentos internos. “Se você olhar para a versão do Instagram de sua vida, ela tem tudo. E ela se matou”, disse. “Agora, para mim, isso é o mais importante. Não é o resto. Não são os momentos de força”. (via JC).
Para completar a controvérsia, Andrew ainda afirmou que Marilyn se tornou um ícone cultural sem ninguém assistir seus filmes. A jornalista Christina Newland respondeu que ela e seus amigos assistem às produções da atriz e que gostam muito de Os Homens Preferem as Loiras. O diretor respondeu: “Sério? O que tem de bom?”, questiona. Depois ele ainda afirma “São prostitutas bem vestidas. Não sei”. (via JC).
Elvis também foi indicado ao Oscar e ao Framboesa de Ouro
Neste caso, o filme foi mais elogiado do que criticado e recebeu oito indicações ao Oscar. Já no Framboesa, ele só concorre nas categorias de pior ator coadjuvante para Tom Hanks e pior dupla para “Tom Hanks e sua cara cheia de látex”.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.