A série turca “A Lenda de Shahmaran”, protagonizada por Serenay Sarikaya e Burak Deniz, está no Top 10 da Netflix, sendo um dos produtos da streaming mais considerados. Envolvendo mistérios, um dos principais é saber se os acontecimentos da trama são baseados em fatos reais. E a resposta para os fãs é que a história não é verdadeira, porém a lenda de Shahmaran é uma criatura mística, sendo metade mulher e metade cobra.
A trama traz o amor de Sashu e Maran, que vivem na comunidade de Mar, e acreditam na profecia de Shahmaran irá retornar. O conto é conhecido como folclore em várias culturas do Oriente Médio, ainda mais na Turquia e no Irã. A lenda também conta que o contato com Shahmaran possui grande sabedoria e poder de cura, além de conceder imortalidade para quem conseguir capturá-la.
Inspirações reais
Apesar da série não ser baseada em fatos reais, a lenda é uma inspiração de contos existentes do Oriente Médio. A mitologia é inspirada na “Rainha das Serpentes” ou “Serpente de Fogo”, em que existem também no Iraque, Armênia, Anatólia e Curdistão. a imagem também é semelhante a de Echidna e Lamia, da mitologia grega. Na história também é dito que Rainha das Serpentes possui a profecia da sabedoria e poder de curas, iguais a série da Netflix adaptou.
Mais informações sobre A Lenda de Shahmaran
Lançada neste mês de janeiro, a primeira temporada vem ganhando grande repercussão, trazendo a história mística e amorosa. Tudo começa com Sashu viajando para Adana, para uma palestra buscando confrontar seu avô, que abandonou sua mãe há muitos anos atrás. Quando conhece a comunidade de Mar, ela começa a ter pressentimentos e sonhos estranhos.
A partir deste momento, ela começa a se conectar a uma antiga lenda e se aproxima de Maran, um homem misterioso e Sashu se entrega para a lenda de Shahmaran.