Os fãs do seriado Chaves perceberam que não encontram mais o programa nos serviços de streaming e na televisão. Desde de julho de 2020, o SBT e o Multishow, deixaram de passar a série mexicana e o produto também saiu do catálogo da Amazon Prime Video. O motivo, foi devido a uma briga judicial, sobre os direitos autorais do programa, que tiraram de todos os veículos o direito de transmissão.
Conforme o Notícias da TV apurou, os herdeiros de Roberto Gómez Bolaños, criador e intérprete de Chaves, haviam desistido dos acordos impostos para transmissão. A Globo tentou comprar os direitos autorais, como fez com as novelas mexicanas “A Usurpadora” e “Maria do Bairro”, porém esbarrou nas burocracias que os herdeiros fizeram, levando para a justiça o caso.
Dois anos fora do ar
De acordo com um dos filhos de Roberto Gómez Bolaños, Fernández, eles não aceitam que a Televisa, que também possui as fitas do seriado, possam ter ter direitos autorais sobre o programa: “Minha família e eu simplesmente não concordamos com a Televisa na questão dos direitos de transmissão dos programas. Como qualquer negociação, cada parte tem uma posição diferente. Felizmente, há uma vontade de ambos os lados para chegar a um acordo.”
Vale destacar que o problema judicial também afeta a série Chapolin, também criada e interpretada por Roberto Gómez Bolaños. Roberto faleceu em 2014 e foi casado com a atriz Florinda Meza, protagonista como Dona Florinda na série. Sobre a ausência do programa da televisão, Meza usou o Twitter para demonstrar sua tristeza:
“Meu coração de Chapolin está triste, porque a série do “Chaves” não é exibida nas TVs do mundo, tão necessitadas de risos e alegrias. Ao contrário, estou gastando meu dinheiro em uma batalha legal para que se respeite a vontade de meu Rober e os programas voltem às telas.”
Fernández afirmou que Meza não participa das negociações com a Televisa, ressaltando que não possuem uma relação próxima. Ao todo, Roberto Bolaños teve seis filhos em seu primeiro casamento e assumiu o relacionamento com Meza em 1977.