Um dos atores mais conhecidos de sua geração, Alec Baldwin não está no melhor momento de sua carreira. Embora siga atuando em grandes produções, como a franquia Missão Impossível, e tenha participações frequentes no Saturday Night Live, o ator encontra-se no momento mais delicado de sua vida, tendo sido acusado de homicídio.
Enquanto gravava o filme Rust, em 2021, Baldwin disparou uma arma, supostamente cinematográfica, e acabou atingindo fatalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins e lesionou o diretor Joel Souza. Pelo ato, o ator enfrenta duas acusações de homicídio culposo, isto é, sem intenção de matar. A promotora judicial do Novo México, Mary Carmack-Altwies, falou em um comunicado oficial.
“Depois de uma análise completa das evidências e das leis do estado do Novo México, determinei que há evidências suficientes para apresentar acusações criminais contra Alec Baldwin e outros membros da equipe de filmagem de Rust”, disse ela
Alec Baldwin: qual a pena do ator caso seja julgado culpado?
Em primeiro momento, Baldwin enfrenta uma acusação de quarto grau, cuja pena está estabelecida em 18 meses de prisão e uma multa de US$50 mil. Porém, de acordo com a KOA-TV, o processo contra Baldwin conta com uma sentença de cinco anos de prisão, elevando o homicídio culposo de quarto para segundo grau.
A promotora, Mary Carmack-Altwies, explicou em seu Twitter: “Baldwin e Gutierrez-Reed serão intimados com duas acusações de homicídio, o que significa que o júri não apenas decide se são culpados, mas também em qual definição de involuntário o homicídio se encontra.”