Avatar 2: Caminho da Água está nos cinemas mundiais, batendo recordes semanalmente em vendas de bilheteria. Na quarta-feira (19), o longa ultrapassou “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” e alcançou o sexto lugar de maior bilheteria de todos os tempos. Há dois meses no cinema, Avatar 2 ainda deve demorar um pouco para chegar no serviço de streaming, mas o Disney+ disponibilizou um making of da superprodução.
Avatar: Mergulho Profundo – Edição Especial de 20/20, traz entrevistas exclusivas com o diretor James Cameron e os protagonistas da trama, com Zoë Saldaña (Neytiri), Kate Winslet (Ronal), Sigourney Weaver (Kiri Sully) e Sam Worthington (Jake Sully). O documentário também inclui curiosidades dos bastidores e literalmente o mergulho da produção para gravar o filme.
Recorde de indicações
Além de superar bilheterias bilionárias do cinema, o segundo filme da franquia também bateu a marca de ser indicado em 14 categorias, do VES Awards, o Visual Effects Society (Sindicato dos Técnicos de Efeitos Especiais de Hollywood). A última produção que tinha alcançado o feito, foi a série “O Mandaloriano”, do Disney+, com 13 indicações. Em 2009, Avatar foi indicado a 11 prêmios.
Entre as categorias, Avatar 2 está concorrendo como Melhor Simulação de Efeitos em Filmes, Melhor Composição e Iluminação em Filme, Melhores Efeitos Práticos em Filme, Animação ou Série, Prêmio Tecnologia Emergente, Melhor Modelo em Filme ou Animação, Melhor Fotografia Virtual em Projeto de CG, Melhor Ambiente Criado em Filme e Melhores Efeitos Visuais em Filme. Vale destacar que o longa em algumas categorias foi indicado mais de uma vez.
O 21º VES Awards irá acontecer no dia 15 de fevereiro, no hotel Beverly Hilton, o mesmo em que ocorreu o Globo de Ouro de 2023, em Los Angeles.
Franquia mais bem sucedida da história
Com os recordes de bilheteria de Avatar 2: Caminho da Água, as duas produções comandadas por James Cameron juntas, se tornaram a maior franquia de todos os tempos. Avatar faturou em 2009 cerca de US$ 2,9 bilhões e, no momento, Avatar 2 ocupa o sexto lugar com US$ 1,8 bilhões. Ou seja, entre as dez maiores bilheterias do mundo, Avatar 1 e 2 estão inclusas.